Topo

Blog do Mauro Beting

O canal. Inglaterra 6 x 1 Panamá.

Mauro Beting

24/06/2018 11h18

Como destacou Flávio Prado na transmissão da Jovem Pan, se com 32 seleções já tem um time como o Panamá, imagine em 2026, com 48 equipes… A Inglaterra aproveitou tudo que fizera contra a Tunísia (16 chances contra uma) da Tunísia que é a Holanda de 1974 perto do Panamá. Na primeira etapa teve seis chances e marcou cinco gols (a maior goleada do English Team desde a primeira Copa que disputou, em 1950). Na segunda etapa, a Inglaterra foi tirando o time de campo, e até Southgate tirou Kane logo depois de marcar o sexto gol, num chute torto que bateu no calcanhar dele. A vantagem era inglesa até o ex-gremista e ex-Furacão Baloy diminuir e, com isso, levar a disputa entre ingleses e belgas para os cartões ou sorteio, caso haja empate no jogaço da última rodada.

1º TEMPO – Futebol é maluco. A Inglaterra produziu menos jogo do que no primeiro tempo na estreia – também pela ausência de Dele Alli, lesionado, ainda que não tenha feito boa estreia. E, mesmo assim, aproveitou tudo que criou. Ou foi dado pelo fraquíssimo time panamenho. Aos 7, Stones nem precisou tirar o pé do chão para fazer 1 a 0, de cabeça, depois de escanteio. Aos 21, Kane fez de pênalti sofrido por Lingard. Ele mesmo marcou um golaço de fora da área, aos 31. Aos 39, mais uma vez Stones, de cabeça sem tirar o pé do chão, depois de jogada ensaiada. E, aos 45, de novo Kane, de novo de pênalti bizarro sofrido por ele.

2º TEMPO  – Treinando no segundo tempo, a Inglaterra fez 6 a 0 num chute torto de Loftus-Cheek que bateu no calcanhar de Kane. Fase é isso. Southgate o sacou e administrava o resultado até o gol do veterano Baloy, aos 32, que faz com que o desempate possa acontecer nos cartões, como o São Paulo, por 4 amarelos x 6 amarelos, eliminou o Palmeiras na semifinal do Rio-São Paulo de 2002.

CHANCES DE GOL – INGLATERRA 6 X 1 primeiro tempo;  INGLATERRA  4 x 2 segundo tempo. TOTAL: INGLATERRA 10 X 3.

O LANCE – Quando a fase é ruim como o time, um rival chuta torto, a bola bate no calcanhar do artilheiro da Copa, e ela entra, como foi o sexto gol inglês. E, pra piorar, a posição era legal – mesma linha.

TÁTICA – Inglaterra repetiu 10 da estreia e manteve o 3-1-4-2, com Henderson na cabeça da área, os alas Trippier e Young mais avançacos, com Loftus-Cheek e Lingard se aproximando de Sterling e Kane. Sem a bola, os alas recuam e fazem uma linha de cinco, no 5-3-2. Panamá no 4-1-4-1, muitas vezes até um 6-2-2 sem a bola.

O CARA – Harry Kane. Fez em dois jogos em Copas o mesmo número de gols que Messi e Neymar. Sim, um sem querer, dois de pênaltis muito bem batidos, dois de cabeça em sobras de centroavante.

NOTAS DO JOGO –  INGLATERRA 7 X 4 PANAMÁ  –  JOGO NOTA 7

O CHUTE INICIAL – INGLATERRA 4 X 0 PANAMÁ (palpite do bolão)

NO FRIGIR DAS BOLAS  – Inglaterra vai muito bem, obrigado, ainda mais pelo péssimo rival que destronou. Mas é time para 2022. Em 2018, a Bélgica parece mais pronto e pode ser rival dificílimo nas quartas.

Veja a análise do jogo de Gustavo Roman

Sobre o Autor

Mauro Beting é comentarista do Esporte Interativo e da rádio Jovem Pan, blogueiro do UOL, comentarista do videogame PES desde 2010. Escreveu 17 livros, e dirigiu três documentários para cinema e TV. Curador do Museu da Seleção Brasileira, um dos curadores do Museu Pelé. Trabalhou nos jornais Folha da Tarde, Agora S.Paulo e Lance!, nas rádios Gazeta, Trianon e Bandeirantes, nas TVs Gazeta, Sportv, Band, PSN, Cultura, Record, Bandsports, Foxsports, nos portais PSN, Americaonline e Yahoo!, e colaborou nas revistas Placar, Trivela e Fut! Lance. Está na imprensa esportiva há 28 anos por ser torcedor há 52. Torce por um jornalismo sério, mas corneta o jornalista que se leva muito a sério

Sobre o Blog

O blog fala, vê, ouve, conta, canta, comenta, corneta, critica, sorri, chora, come, bebe, sofre, sua e vive o nosso futebol. Quem vive de passado é quem tem história para contar. Ele tem a pretensão de dar reload no que ouvi e li e vi e fazer a tabelinha entre passado e presente para dar um toque no futuro.

Blog do Mauro Beting