Topo

Blog do Mauro Beting

Você também é um filho da mãe

Mauro Beting

07/07/2018 15h50

A mãe do Fernandinho não é uma brasileira como qualquer outra. É uma pessoa como você. Alguém que nasceu no Brasil e tem um filho que joga muito bem no Manchester City. E jogou mal em duas partidas decisivas de duas Copa distintas. Com o mesmo final trágico para nós que acordamos amanhã e vamos trabalhar – se tivermos onde. E ninguém vai nos cobrar porque jogamos nada no 7 a 1. E nem reclamar o porquê de a bola que bateu nele e foi pro gol contra. E o porquê dele não conseguir bater naquele Lebron do Lukaku.

A mãe do Fernandinho lamentou ao lado da Glenda Koslowski quando viu o que a gente reviu e ainda não acredita: "por que tinha que ser com o meu filho?". Por que tinha que ser com o nosso time?

Porque foi. Acontece. Até demais com ele. Mas acontece. Talvez fosse com o Cerezo que errou o passe em 1982 e não teve volta. Aconteceu com o Lúcio em 2002 no erro do gol a favor da Inglaterra e teve virada. O Júlio César só errou numa saída de bola em 4 anos do Brasil do Dunga e a gente saiu em 2010 também por aquilo.

É injusto. Mas é. O que não pode ser é invadir a rede social do Fernandinho pra arrasar com ele. Ainda mais com insultos racistas. É achar que porque ele ganha muito bem ele não tem o direito de perder um jogo muito mal. Tem sim. E ele sofre demais mesmo não tendo que quebrar pedra cinco da manhã. Ganhando em dia mais do que nós em décadas. Fruto dele. Sorte dele. Trampo dele.

Sujeito a críticas e trovoadas. Mas não pode um sujeito qualquer desancar o filho da mãe dele. Não pode a família expiar pecado por um erro.

Antes de desancar qualquer um, pense um pouco mais na mãe dele. Na nossa mãe. Não é tudo filho daquela. Somos todos filhos das mães.

Sobre o Autor

Mauro Beting é comentarista do Esporte Interativo e da rádio Jovem Pan, blogueiro do UOL, comentarista do videogame PES desde 2010. Escreveu 17 livros, e dirigiu três documentários para cinema e TV. Curador do Museu da Seleção Brasileira, um dos curadores do Museu Pelé. Trabalhou nos jornais Folha da Tarde, Agora S.Paulo e Lance!, nas rádios Gazeta, Trianon e Bandeirantes, nas TVs Gazeta, Sportv, Band, PSN, Cultura, Record, Bandsports, Foxsports, nos portais PSN, Americaonline e Yahoo!, e colaborou nas revistas Placar, Trivela e Fut! Lance. Está na imprensa esportiva há 28 anos por ser torcedor há 52. Torce por um jornalismo sério, mas corneta o jornalista que se leva muito a sério

Sobre o Blog

O blog fala, vê, ouve, conta, canta, comenta, corneta, critica, sorri, chora, come, bebe, sofre, sua e vive o nosso futebol. Quem vive de passado é quem tem história para contar. Ele tem a pretensão de dar reload no que ouvi e li e vi e fazer a tabelinha entre passado e presente para dar um toque no futuro.

Blog do Mauro Beting