Topo

Blog do Mauro Beting

Uma casa Portuguesa

Mauro Beting

14/08/2018 11h23

A mãe de Fábio faz 98 anos hoje. Ele e os filhos sempre a visitam. Não é mais a mesma casa, com certeza. Quase ninguém vai. E, quando Fábio e os filhos, os amigos Flávio, Júlio e os deles chegam, olham para a casa vazia procurando algo além da saudade. Não de vitórias e títulos sem protesto. Apenas de vida. Que é muito mais do que isso.

Eles tocam a campainha quebrada:

– Já tô indo, meninos… Esperem que minhas pernas já não são as mesmas…

– Parabéns, vovó!!! (Quando ela abre as portas da casa no Canindé, Fábio e os filhos a abraçam como se fosse um gol de Enéas que só o pai viu, um drible de Julinho que ele leu, um passe do Djalma Santos que ele ouviu).

– Que saudades! A casa é de vocês. Venham sempre. E não só no meu aniversário. Aqui vai ser sempre o cantinho de vocês!

– Mãe, tá difícil vir aqui… Vida corrida… A senhora também não se cuida direito. Pior: acha que todo cara que apresenta uma cura vai te tratar bem… E os que são daqui o que fizeram com a senhora? E com a sua casa? Olha só: parece que todo dia tem um objeto a menos na sala. A fechadura arrombada. Janela aberta!

– Filho, eu sei que vocês não conseguem vir tantas vezes. Tô velhinha, cansada, já não dou tantos motivos e nem festa. Eu sei que tem gente que me quer assim. Até da família. Não posso pedir amor pra ninguém. Até porque eu sei que vocês que sempre me amaram me querem de um jeito sem condições. Eu só peço que vocês nem venham tanto pra casa. Mas façam algo por ela. Batam em outras portas antes que fechem as minhas. Conversem com amigos. Colegas. Com o pessoal que possa ajudar nosso canto que vai ficar pra vocês. Para que eu possa continuar sendo eterna. O meu presente é estar viva no centenário. E poder contar cada ano contando pro mundo que aqui vamos à luta.

– Mãe, precisamos recomeçar. Vender a casa. Construir outra. Reconstruir.

– Filho, faça o que for. Mas faça algo. Não quero ser só saudade. Uma foto na parede. Se o melhor for derrubar a parede e os muros, que seja.

– Mãe, não somos muitos. Mas podemos fazer muito se ainda lembrarmos quem nos fez o que somos: você! Obrigado, minha Portuguesa amada!

Sobre o Autor

Mauro Beting é comentarista do Esporte Interativo e da rádio Jovem Pan, blogueiro do UOL, comentarista do videogame PES desde 2010. Escreveu 17 livros, e dirigiu três documentários para cinema e TV. Curador do Museu da Seleção Brasileira, um dos curadores do Museu Pelé. Trabalhou nos jornais Folha da Tarde, Agora S.Paulo e Lance!, nas rádios Gazeta, Trianon e Bandeirantes, nas TVs Gazeta, Sportv, Band, PSN, Cultura, Record, Bandsports, Foxsports, nos portais PSN, Americaonline e Yahoo!, e colaborou nas revistas Placar, Trivela e Fut! Lance. Está na imprensa esportiva há 28 anos por ser torcedor há 52. Torce por um jornalismo sério, mas corneta o jornalista que se leva muito a sério

Sobre o Blog

O blog fala, vê, ouve, conta, canta, comenta, corneta, critica, sorri, chora, come, bebe, sofre, sua e vive o nosso futebol. Quem vive de passado é quem tem história para contar. Ele tem a pretensão de dar reload no que ouvi e li e vi e fazer a tabelinha entre passado e presente para dar um toque no futuro.

Blog do Mauro Beting