Topo

Blog do Mauro Beting

Derby feio, mas maravilhoso para o vencedor. Palmeiras 1 x 0 Corinthians.

Mauro Beting

09/09/2018 18h31

Eram apenas três titulares do Palmeiras no Allianz Parque cheio quando a bola começou a rolar e ser mal tratada nos primeiros 30 minutos de um Derby que só tinha história até então. De dar tanto sono quanto raiva até Hyoran, em sua mais pálida partida, mandar à esquerda de Cássio, aos 31. Então o Palmeiras começou a acertar o pé que o Corinthians não sabia o que era em mais uma atuação sem pé e nem cabeça e nem coração na estreia de Jair Ventura que pareceu manter o padrão da falta de mesmo de Loss. Partida pavorosa alvinegra por 90 longos minutos. Fora uma cabeçada pra fora de Henrique, aos 24, quando já merecidamente perdia o Derby, nada criou o Timão. Weverton não fez uma defesa. Atuação indefensável de todo o time que nem a estreia do treinador justifica.

Se o clássico parecia os primeiros três minutos antes de a bola rolar quando as equipes estavam paradas até dar a hora certa (e continuaram assim por meia hora medíocre), depois os reservas do Palmeiras poderiam ter feito mais do que o 1 a 0. Não só pelo pênalti não marcado aos 8 finais (aliás, dois pênaltis num mesmo lance difícil em Deyverson e Marcos Rocha), não apenas pela bomba no travessão em lindo lance de Dudu (de novo o melhor em um Derby), aos 27. Mas pelo Deyverson retificado por Felipão, que aos 11 fez o gol como artilheiro. E depois aprontou confusão até ser sacado antes de ser expulso pelo também excluído Felipão.

Jogo abaixo da média pelo lado corintiano e pelos desfalques do mandante. Duas equipes que muitas vezes mais tentaram não jogar ou se jogar no gramado do que ajudar a já atrapalhada arbitragem. O Palmeiras abusou no início na ligação direta a Deyverson e na pouca aproximação da turma de frente. Mas quando a esperada e necessária entrada de Moisés no lugar de Thiago Santos deu a fluência que o Palmeiras precisava depois de um tempo em que o lance mais aplaudido foi uma rasgada de Felipe Melo no meio-campo aos 32, deu a lógica que se esperava com qualquer Palmeiras contra este Corinthians qualquer do BR-18.

Não é isso que se quer no futebol – um bico ser mais elogiado que um jogo inteiro. Mas esse esporte também é tudo isso. É sempre um Palmeiras x Corinthians. Por pior que tenha sido o Derby na primeira etapa. Mas não pior que o atual Corinthians contra um Palmeiras cada vez melhor. Cada vez mais Felipão.

Sobre o Autor

Mauro Beting é comentarista do Esporte Interativo e da rádio Jovem Pan, blogueiro do UOL, comentarista do videogame PES desde 2010. Escreveu 17 livros, e dirigiu três documentários para cinema e TV. Curador do Museu da Seleção Brasileira, um dos curadores do Museu Pelé. Trabalhou nos jornais Folha da Tarde, Agora S.Paulo e Lance!, nas rádios Gazeta, Trianon e Bandeirantes, nas TVs Gazeta, Sportv, Band, PSN, Cultura, Record, Bandsports, Foxsports, nos portais PSN, Americaonline e Yahoo!, e colaborou nas revistas Placar, Trivela e Fut! Lance. Está na imprensa esportiva há 28 anos por ser torcedor há 52. Torce por um jornalismo sério, mas corneta o jornalista que se leva muito a sério

Sobre o Blog

O blog fala, vê, ouve, conta, canta, comenta, corneta, critica, sorri, chora, come, bebe, sofre, sua e vive o nosso futebol. Quem vive de passado é quem tem história para contar. Ele tem a pretensão de dar reload no que ouvi e li e vi e fazer a tabelinha entre passado e presente para dar um toque no futuro.

Blog do Mauro Beting