Topo

Blog do Mauro Beting

Sampaoli! Santos 2 x 0 São Paulo.

Mauro Beting

27/01/2019 18h59

Há uma semana, não tinha tanta expectativa para o San-São. Menos ainda pelo lado alvinegro. Já esperava mais do Tricolor. E esperava ainda mais no Pacaembu do São Paulo. Criou e jogou pouco. Vanderlei mais trabalhou com os pés do que com as mãos. Também porque o Santos de Sampoli jogou muito mais. E muito mais do que se poderia esperar para início de trabalho de um treinador estrangeiro.

1º TEMPO – O Santos buscou mais o gol todo o jogo. O São Paulo mais quis não jogar do que atacar. E acabou sendo castigado por falta infantil de Nenê que foi marcada pela bandeirinha, na lateral. Jean Mota manteve a boa fase e botou na cabeça de Luiz Felipe, que apareceu antes do goleiro e livre pela marcação desatenta tricolor, aos 44.

2º TEMPO – Jardine mudou o São Paulo e quis um time mais forte tecnicamente. Mas não rolou. O Santos seguiu melhor, ainda mais quando Sampaoli mudou taticamente a equipe. Aos 21, Alisson fez lançamento de Clodoaldo para Derlis se livrar de Volpi e marcar belo e merecido gol, e administrar a vitória.

BOTA-TEIMA – 3min. Soteldo não fez falta em Arboleda em lance que ficaria à frente de Volpi.

CHANCES DE GOL – Santos 4 x 1 no primeiro tempo; Santos 3 x 1 no segundo. TOTAL – 7 x 2 Santos.

O LANCE – 23min. Volpi fecha o ângulo e impede gol de Soteldo, em bela enfiada de Pituca.

O CARA – Derlis fez um belo gol e dá a velocidade que Sampaoli pede. Mas é Gustavo Henrique que vai mostrando que vai mesmo longe como zagueiro.

TÁTICA – Santos no 4-3-1-2, com Jean Mota próximo a Derlis e Soteldo. Na saída de bola, Alisson afunda entre os zagueiros, no método lavolpiano. São Paulo no 4-2-3-1, mas com Helinho e Everton bem espetados tentando inibir a saída santista. Na segunda etapa, Jardine trocou Helinho (amuado) por Diego Souza. Pablo foi pra direita. DS foi pra frente. Aos 9, Copete foi fazer a lateral no lugar do discreto Orimho. Aguilar substituiu Jean Mota. Sampaoli adotou de vez o 3-4-3, com Aguilar, Luiz Felipe e o excelente Gustavo Henrique pela esquerda, com Victor Ferraz e Copete como alas. Sánchez foi liberado para encostar em Derlis e Soteldo.

NOTAS – Santos 7 x 4 São Paulo. O jogo: nota 7.

CHUTE INICIAL – Santos 2 x 2 São Paulo.

NO FRIGIR DAS BOLAS – Placar justíssimo de um São Paulo que vai melhorar contra um Santos que está melhor do que se esperava. Não era time ainda para golear todos como iniciou o SP-19. Nem time para não chegar na meta rival como fez contra Vanderlei.

Sobre o Autor

Mauro Beting é comentarista do Esporte Interativo e da rádio Jovem Pan, blogueiro do UOL, comentarista do videogame PES desde 2010. Escreveu 17 livros, e dirigiu três documentários para cinema e TV. Curador do Museu da Seleção Brasileira, um dos curadores do Museu Pelé. Trabalhou nos jornais Folha da Tarde, Agora S.Paulo e Lance!, nas rádios Gazeta, Trianon e Bandeirantes, nas TVs Gazeta, Sportv, Band, PSN, Cultura, Record, Bandsports, Foxsports, nos portais PSN, Americaonline e Yahoo!, e colaborou nas revistas Placar, Trivela e Fut! Lance. Está na imprensa esportiva há 28 anos por ser torcedor há 52. Torce por um jornalismo sério, mas corneta o jornalista que se leva muito a sério

Sobre o Blog

O blog fala, vê, ouve, conta, canta, comenta, corneta, critica, sorri, chora, come, bebe, sofre, sua e vive o nosso futebol. Quem vive de passado é quem tem história para contar. Ele tem a pretensão de dar reload no que ouvi e li e vi e fazer a tabelinha entre passado e presente para dar um toque no futuro.

Blog do Mauro Beting