Topo

Blog do Mauro Beting

Estado da polícia

Mauro Beting

28/01/2019 08h06

O Sport fez gol no clássico na Ilha do Retiro, sete rubro-negros foram celebrar perto da torcida, nove torcedores subiram no alambrado, e um policial passou perto aspergindo gás de pimenta em direção aos torcedores. Como se o PM matasse mosquitos um a um. Como se matasse o futebol a cada borrifada.

É bom evitar acidentes nos alambrados que cedem com o peso. É bom proibir que atletas subam nas escadinhas das arenas modernas para evitar aglomerações que podem machucar.

Mas o melhor mesmo seria o policial ordenarem para que eles descessem do alambrado. Até com certa rigidez.

Mas atacando com gás sem aviso quem só quer alegria?

Não é um estado de polícia, nem todo o estado de nossa polícia.

Mas é mais ou menos o que vemos há muito. Não tem papo, só sopapo. Não tem tolerância, só truculência. Não se educa, só se reprime.

Não é só deprimente. É um detrito mal contido que vaza e enterra. É a falta de manutenção também de ordem que transborda em lama.

Torcendo para que os responsáveis punam o irresponsável. Torcendo para que os deliquentes sejam banidos quando bandidos. Uniformizados em facções e milícias. Micos ou milicos.

Sobre o Autor

Mauro Beting é comentarista do Esporte Interativo e da rádio Jovem Pan, blogueiro do UOL, comentarista do videogame PES desde 2010. Escreveu 17 livros, e dirigiu três documentários para cinema e TV. Curador do Museu da Seleção Brasileira, um dos curadores do Museu Pelé. Trabalhou nos jornais Folha da Tarde, Agora S.Paulo e Lance!, nas rádios Gazeta, Trianon e Bandeirantes, nas TVs Gazeta, Sportv, Band, PSN, Cultura, Record, Bandsports, Foxsports, nos portais PSN, Americaonline e Yahoo!, e colaborou nas revistas Placar, Trivela e Fut! Lance. Está na imprensa esportiva há 28 anos por ser torcedor há 52. Torce por um jornalismo sério, mas corneta o jornalista que se leva muito a sério

Sobre o Blog

O blog fala, vê, ouve, conta, canta, comenta, corneta, critica, sorri, chora, come, bebe, sofre, sua e vive o nosso futebol. Quem vive de passado é quem tem história para contar. Ele tem a pretensão de dar reload no que ouvi e li e vi e fazer a tabelinha entre passado e presente para dar um toque no futuro.

Blog do Mauro Beting