Topo

Blog do Mauro Beting

Paul, John, Pelé e Coutinho eterno. RI9. Rest in 9.

Mauro Beting

11/03/2019 21h47

Se você é o melhor parceiro do John Lennon, você é o Paul McCartney.

Depende do gosto. Não do gênio.

No caso, até pela aparência física, Coutinho é tão bom quanto Ele, feito à Sua imagem e semelhança, que até torcida e imprensa se confundiam pelo jeito e genialidade da dupla. "Mas quando a jogada não dava em gol, a culpa era do Coutinho. Não do Pelé".

Não adiantava. Narradores não sabiam quem era Couto e quem era Pelé. Não só pelo negro no branco. Mas pelo talento divino e infernal.

Palavras do maior camisa 9 do Santos. O melhor parceiro do 10. O que quase sempre estava acima do peso. O que que mesmo assim sempre esteve acima da média. Abaixo apenas Dele. Ainda que ao lado. E mesmo sem ter o melhor relacionamento pessoal com o Rei.

Mas, lá dentro, na grande área, e sobretudo perto do goleiro onde aprendeu a duras bolas que menos força no chute é mais abraço de gol, Coutinho foi 10. Foi bicampeão mundial pelo Santos. Foi campeão mundial pelo Brasil no Chile. Só não foi titular porque havia um peito de aço já campeão em 1958 como Vavá. Só não ganhou o lugar do lesionado Pelé porque também ele estava meio baleado. E o possesso botafoguense Amarildo era bom demais e era o reserva imediato de Pelé.

Até porque o parceiro imediato de Pelé era Coutinho. O 9 que em 2013 eu tentei apresentar ao Fenômeno Ronaldo. Não rolou. Uma pena. Mas pra quem jogou como jogou, pra quem emparceirou com quem brilhou, mais não é preciso dizer da figura doce e risonha com quem tive a honra de vez ou outra tabelar em papos e almoços. E, nesse dia da foto, em 2014, conduzir Pepe, ele e Zito para uma aula à mesa.

O futebol me deu muitas alegrias de ver e torcer. Naquele almoço, me deu a honra de ouvir três amigos e gênios brincando na mesa como se fosse em campo. E eu só pensando o que meu pai diria ao nos ver ali.

Coutinho, hoje você pergunta pro meu Babbo o que ele sentiu. E diga a ele que já estou com saudades de tudo que nao vi de vocês. De tudo que a história perpetua como você.

Coutinho eterno.

Paul e Pelé. John e Coutinho.

Sobre o Autor

Mauro Beting é comentarista do Esporte Interativo e da rádio Jovem Pan, blogueiro do UOL, comentarista do videogame PES desde 2010. Escreveu 17 livros, e dirigiu três documentários para cinema e TV. Curador do Museu da Seleção Brasileira, um dos curadores do Museu Pelé. Trabalhou nos jornais Folha da Tarde, Agora S.Paulo e Lance!, nas rádios Gazeta, Trianon e Bandeirantes, nas TVs Gazeta, Sportv, Band, PSN, Cultura, Record, Bandsports, Foxsports, nos portais PSN, Americaonline e Yahoo!, e colaborou nas revistas Placar, Trivela e Fut! Lance. Está na imprensa esportiva há 28 anos por ser torcedor há 52. Torce por um jornalismo sério, mas corneta o jornalista que se leva muito a sério

Sobre o Blog

O blog fala, vê, ouve, conta, canta, comenta, corneta, critica, sorri, chora, come, bebe, sofre, sua e vive o nosso futebol. Quem vive de passado é quem tem história para contar. Ele tem a pretensão de dar reload no que ouvi e li e vi e fazer a tabelinha entre passado e presente para dar um toque no futuro.

Blog do Mauro Beting