Topo

Blog do Mauro Beting

Furacão Eurico Miranda

Mauro Beting

12/03/2019 13h41

Ele fez o Vasco ser mais respeitado, mais temido, mais adorado, mais vencedor, mais desrespeitado, mais temido, mais odiado, mais perdedor.

Ele fez tudo isso por ficar tempo demais mandando e desmandando em São Januário, no Maracanã, na Ferj, na CBF. Ele fez os melhores times que vi do Vasco em todos os campos e tempos e os piores que montou e desmontou. Se metendo onde não devia. Mentindo onde não podia.

Foi diretor de futebol mandando mais que o presidente. Foi presidente mandando mais como torcedor.

Foi o que há de pior como cartola para todos os adversários. E fazia questão de tudo isso. Não poucas vezes foi o mais vascaíno da história. Não necessariamente o melhor para a história do Vasco.

Muitas vezes foi Clube de Regatas Eurico Miranda mais do que CRVG. Algumas vezes carregou a Cruz de Malta e a malta de todas as encruzilhadas.

Sabia de bola e de boladas. Driblava nos bastidores como se fosse Edmundo, goleava nos tribunais como Romário, bombardeava rivais que viravam inimigos como Dinamite.

Não gostava dele como palmeirense, jornalista e cidadão. Brigava com ele sempre. Mas admirava a inteligência. Perseverança. E a paixão que também o levava para o lado ruim da força e o pior da fraqueza humana.

Mas quase todos os que foram atletas e trabalharam com ele dizem o mesmo. Ele era foda. Mas foi foda pra defender o que era dele. Do Vasco ou só dele. Independente de quem vestisse a camisa.

Muito do que houve de pior no futebol brasileiro em quase 40 anos tem as digitais dele. Mas o futebol fica mais vazio como ficaram os cofres depois do Furacão Eurico.

À família, força. Ao futebol e ao Vasco, luz.

Sobre o Autor

Mauro Beting é comentarista do Esporte Interativo e da rádio Jovem Pan, blogueiro do UOL, comentarista do videogame PES desde 2010. Escreveu 17 livros, e dirigiu três documentários para cinema e TV. Curador do Museu da Seleção Brasileira, um dos curadores do Museu Pelé. Trabalhou nos jornais Folha da Tarde, Agora S.Paulo e Lance!, nas rádios Gazeta, Trianon e Bandeirantes, nas TVs Gazeta, Sportv, Band, PSN, Cultura, Record, Bandsports, Foxsports, nos portais PSN, Americaonline e Yahoo!, e colaborou nas revistas Placar, Trivela e Fut! Lance. Está na imprensa esportiva há 28 anos por ser torcedor há 52. Torce por um jornalismo sério, mas corneta o jornalista que se leva muito a sério

Sobre o Blog

O blog fala, vê, ouve, conta, canta, comenta, corneta, critica, sorri, chora, come, bebe, sofre, sua e vive o nosso futebol. Quem vive de passado é quem tem história para contar. Ele tem a pretensão de dar reload no que ouvi e li e vi e fazer a tabelinha entre passado e presente para dar um toque no futuro.

Blog do Mauro Beting