Topo

Blog do Mauro Beting

Chute: pênaltis pra Palmeiras x São Paulo. E, então, Verdão.

Mauro Beting

07/04/2019 12h08

Desde a fundação do São Paulo, em 1930, contando só os jogos de 90 minutos, os dois colossos têm o mesmo número de vitórias no Choque-Rei. O Palmeiras tem mais conquistas de títulos no confronto direto por pontos corridos de turnos, fases finais ou semifinais. O São Paulo tem mais vitórias no mata-mata como o de hoje. Numa casa que desde 2015 não sabe o que é vencer. Nem empatar como hoje levaria aos pênaltis.

Time e elenco o Palmeiras tem mais. Retrospecto recente, muito mais. Melhor campanha no SP-19, também. Desempenho atual? Não necessariamente. Não jogou bem no Morumbi. Os meninos tricolores foram melhores. Mas não venceram na casa deles.

Ponto pro Palmeiras. Para readquirir a confiança que não pode ser perdida só por causa de mais uma má atuação na terça. Mas que levou apenas à segunda derrota em 2019. Se é pouco futebol pelo que se espera do elenco decacampeão e reforçado para 2019, é ainda menos para as cornetas do aporcalipse desconfiarem do time e comissão técnica.

O Choque-Rei é pra reaproximar time e torcida como por vezes estão distantes zaga e meio como no gol do San Lorenzo. É clássico para reconectar diretamente arquibancada e campo, mas sem a celeridade do jogo direto e vertical que nem sempre é necessário é preciso. Para a gente carregar pelas mãos um time que não pode só atacar em arremessos laterais.

Hoje é mais uma tarde para o Palmeiras ser Palmeiras. E o palmeirense ser mais Palmeiras do que palmeirense. Isto é: guardemos as cornetas pra outros dias. Hoje é clássico. É Palmeiras do começo ao recomeço na final do SP-19.

Mas não será fácil contra o São Paulo que melhorava com Mancini e será melhor e mais São Paulo com Cuca. Sem Pablo, explotaria o potencial pelos cantos com a velocidade e qualidade de Antony e Everton. E iria no mais simples com Gonzalo pra comandar um ataque que pode castigar o Palmeiras.

Sobre o Autor

Mauro Beting é comentarista do Esporte Interativo e da rádio Jovem Pan, blogueiro do UOL, comentarista do videogame PES desde 2010. Escreveu 17 livros, e dirigiu três documentários para cinema e TV. Curador do Museu da Seleção Brasileira, um dos curadores do Museu Pelé. Trabalhou nos jornais Folha da Tarde, Agora S.Paulo e Lance!, nas rádios Gazeta, Trianon e Bandeirantes, nas TVs Gazeta, Sportv, Band, PSN, Cultura, Record, Bandsports, Foxsports, nos portais PSN, Americaonline e Yahoo!, e colaborou nas revistas Placar, Trivela e Fut! Lance. Está na imprensa esportiva há 28 anos por ser torcedor há 52. Torce por um jornalismo sério, mas corneta o jornalista que se leva muito a sério

Sobre o Blog

O blog fala, vê, ouve, conta, canta, comenta, corneta, critica, sorri, chora, come, bebe, sofre, sua e vive o nosso futebol. Quem vive de passado é quem tem história para contar. Ele tem a pretensão de dar reload no que ouvi e li e vi e fazer a tabelinha entre passado e presente para dar um toque no futuro.

Blog do Mauro Beting