Topo

Blog do Mauro Beting

A arte não imitou a vida na Champions

Mauro Beting

09/05/2019 08h59

ARTE: MILTON TRAJANO, do YAHOO!

Na manhã de terça-feira, pedi ao genial @miltontrajano que fizesse essa arte. Os times de Ajax e Barcelona perfilados em frente a uma imagem de Cruyff como se ele fosse o troféu da Champions. Com orelhas que não são dele no jogo que seria todo dele, na hipotética final em Madri.

Do Ajax que ele construiu tricampeão continental de 1971 a 1973, e do Barcelona que reconstruiu dentro e fora de campo. Inspirando a escola holandesa-catalã que daria no Dream Team enfim campeão da Europa de 1992 com Cruyff no banco. Com ecos dele no maravilhoso Ajax tetracampeão de 1995 de Van Gaal.

Com DNA total do bicampeonato europeu blaugrana com Rijkaard em 2006. Com a revolução de Guardiola em 2009 e 2011. Com Luís Enrique vencendo em 2015 ainda com a semente plantada no Camp Nou por Rinus Michels em 1971, quando foi o primeiro de tantos que trocou o Ajax pelo Barcelona.

48 anos antes de Liverpool e Tottenham rasgarem essa arte em dois jogos que Cruyff aplaudiria em pé. Não pelo resultado que sangra. Mas pelo modo como os quatro vencedores na vitória do futebol buscaram o jogo e o gol e a classificação que só um leva. Mas todos de coração ganham.

Arte não perde a validade. O trabalho artístico do Trajano, do Valverde, do Ten Hag também planta orgulho. Os meninos que pintaram e bordaram até serem vencidos por outros admiráveis conquistadores.

A arte tentou imitar a vida. Mas a arte final nem sempre depende do artista. Parabéns a todos os envolvidos numa semifinal com dois classificados e quatro vencedores.

Sobre o Autor

Mauro Beting é comentarista do Esporte Interativo e da rádio Jovem Pan, blogueiro do UOL, comentarista do videogame PES desde 2010. Escreveu 17 livros, e dirigiu três documentários para cinema e TV. Curador do Museu da Seleção Brasileira, um dos curadores do Museu Pelé. Trabalhou nos jornais Folha da Tarde, Agora S.Paulo e Lance!, nas rádios Gazeta, Trianon e Bandeirantes, nas TVs Gazeta, Sportv, Band, PSN, Cultura, Record, Bandsports, Foxsports, nos portais PSN, Americaonline e Yahoo!, e colaborou nas revistas Placar, Trivela e Fut! Lance. Está na imprensa esportiva há 28 anos por ser torcedor há 52. Torce por um jornalismo sério, mas corneta o jornalista que se leva muito a sério

Sobre o Blog

O blog fala, vê, ouve, conta, canta, comenta, corneta, critica, sorri, chora, come, bebe, sofre, sua e vive o nosso futebol. Quem vive de passado é quem tem história para contar. Ele tem a pretensão de dar reload no que ouvi e li e vi e fazer a tabelinha entre passado e presente para dar um toque no futuro.

Blog do Mauro Beting