Topo

Blog do Mauro Beting

Richarlison é nosso

Mauro Beting

18/05/2019 09h18

De uns tempos a esta parte (só pra usar uma expressão mais de antanho que "de antanho") se tem registro em vídeo de todas as reações humanas. Da revelação do sexo do bebê até o sexo dos pais concebendo a criança revelado em nudes. Estamos expostos numa fratura e fartura avassaladora, de fazer ainda mais sem graça os BBBs que bundalizaram o país.

A imagem de Richarlison celebrando com a família e amigos a convocação para a Copa América comove porque parece qualquer vídeo de gol do Brasil em Copa do Mundo. Mas é "apenas" a confirmação do que se esperava e é mais do que merecido. E, agora, também, a melhor imagem de uma geração que parece (ou faz querer parecer e aparecer aos fãs) que não dá a menor pelota à Seleção. Algo que não é fato. Mas parece ser por uma incerta desfeita e errado despeito de alguns que são mais estrangeiros que brasileiros. Mais do mundo que do berço.

Eles não são. Mas parecem estar nem aí e muito menos aqui. Até quando ganham. Também porque os pachecos daqui têm tolerância zero ou cada vez pior com craques e bagres do Brasil. Sobretudo os que voltam pra cá.

Todos nós criamos esse estádio de sítio desterrado. Os que jogam e os que torcem. E muitas vezes não torcem mais tanto. Quando não torcem mesmo contra.

Até os anos 80 havia nariz torcido contra a Seleção por bairrismo ou clubismo – e não apenas de torcedores e imprensa. Agora existe perigoso distanciamento entre todos. Não só porque o Brasil mais joga na Inglaterra do que no país. Mas porque passa a impressão que não todos vibram como Richarlison. Nem todos celebram a "simples" convocação como se fosse o gol do hexa.

Não sei vocês. Mas eu vou torcer ainda mais pela Seleção por causa dele. E vibrar como celebrei embarcar na semana que vem para Madri por ser convocado para mais uma final de Champions. Como este que vos tecla de 52 anos que vibra porque não tem forma adulta de ser feliz como criança quando se ganha um prêmio.

Richarlison é ótimo atacante. E ainda melhor brasileiro. Sempre no melhor sentido de realizar um sonho de criança que não tem pátria. Tem sentimento.

Sobre o Autor

Mauro Beting é comentarista do Esporte Interativo e da rádio Jovem Pan, blogueiro do UOL, comentarista do videogame PES desde 2010. Escreveu 17 livros, e dirigiu três documentários para cinema e TV. Curador do Museu da Seleção Brasileira, um dos curadores do Museu Pelé. Trabalhou nos jornais Folha da Tarde, Agora S.Paulo e Lance!, nas rádios Gazeta, Trianon e Bandeirantes, nas TVs Gazeta, Sportv, Band, PSN, Cultura, Record, Bandsports, Foxsports, nos portais PSN, Americaonline e Yahoo!, e colaborou nas revistas Placar, Trivela e Fut! Lance. Está na imprensa esportiva há 28 anos por ser torcedor há 52. Torce por um jornalismo sério, mas corneta o jornalista que se leva muito a sério

Sobre o Blog

O blog fala, vê, ouve, conta, canta, comenta, corneta, critica, sorri, chora, come, bebe, sofre, sua e vive o nosso futebol. Quem vive de passado é quem tem história para contar. Ele tem a pretensão de dar reload no que ouvi e li e vi e fazer a tabelinha entre passado e presente para dar um toque no futuro.

Blog do Mauro Beting