Topo

Blog do Mauro Beting

Paz, pás e pés pelas mãos no Flamengo

Mauro Beting

23/05/2019 11h18

Sou da tese que pichação de muro de clube e CT, invasão de campo e intimidação de qualquer baixo nível se noticiam – mas não se mostram. É tudo que os tontos querem. Visualização. Promoção.

Fala do pecado. Mas não mostra o nada santo.

Mas a inominável e indesculpável bobagem do "diretor de relações externas" (agora se sabe o porquê da distância do clube com a torcida) Cacau Cotta, que insinuou tolamente que o torcedor rubro-negro não tem cultura e nem educação, foi ainda melhor respondida com nova manifestação nas paredes da Gávea.

Desta vez escrevendo propositadamente errado o nome de Abel, o do Mickey, e ainda respondendo a respeito das manifestações "políticas" e não da turma da arquibancada e da turba da corneta profissional.

Qualquer manifestação é política. Até os apolíticos sabem. Os apedeutas deveriam desconfiar. Mas apenas citar motivos de oposição à direção do clube (para não dizer ao próprio Flamengo) é minimizar a questão. É o mimimi de situação. Tão deletério quanto o do outro lado – que na prática é o mesmo. Ou deveria ser só Flamengo.

Abelão não faz o trabalho esperado. Mas que tal esperar um pouco mais?

O Flamengo precisa de paz. Não de pás de cal a cada insucesso. Ou mesmo título. Dava volta olímpica no RJ-19 sendo cobrado além da medula. Mesmo com as fragilidades rivais e locais ainda mais abissais pelas diferenças econômicas.

O Flamengo precisa entender como um todo que não está sozinho. Que não joga sozinho. Tem rivais à frente. Ao lado. Por trás. Por vezes acima.

Não é só o Flamengo que ganha, que empata, que perde. Ele também é superado.

E se continuar brigando dentro com a mesma falta de inteligência e esperteza e educação e respeito do seu cartola, aí se perde mais uma vez.

Tem muita coisa a ser conquistada em 2019. A começar com o respeito pelo próprio Flamengo. Nas relações internas e externas com o rubro-negro, antes de tudo. No respeito à instituição e aos intestinos.

Sobre o Autor

Mauro Beting é comentarista do Esporte Interativo e da rádio Jovem Pan, blogueiro do UOL, comentarista do videogame PES desde 2010. Escreveu 17 livros, e dirigiu três documentários para cinema e TV. Curador do Museu da Seleção Brasileira, um dos curadores do Museu Pelé. Trabalhou nos jornais Folha da Tarde, Agora S.Paulo e Lance!, nas rádios Gazeta, Trianon e Bandeirantes, nas TVs Gazeta, Sportv, Band, PSN, Cultura, Record, Bandsports, Foxsports, nos portais PSN, Americaonline e Yahoo!, e colaborou nas revistas Placar, Trivela e Fut! Lance. Está na imprensa esportiva há 28 anos por ser torcedor há 52. Torce por um jornalismo sério, mas corneta o jornalista que se leva muito a sério

Sobre o Blog

O blog fala, vê, ouve, conta, canta, comenta, corneta, critica, sorri, chora, come, bebe, sofre, sua e vive o nosso futebol. Quem vive de passado é quem tem história para contar. Ele tem a pretensão de dar reload no que ouvi e li e vi e fazer a tabelinha entre passado e presente para dar um toque no futuro.

Blog do Mauro Beting