Topo

Blog do Mauro Beting

VAR não é só picareta. É ferramenta. Favor ler o manual de instruções.

Mauro Beting

12/08/2019 13h39

Precisamos TODOS amadurecer em relação ao VAR.

Primeiro que não tem como voltar atrás. Ele está aí. E seria mesmo voltar atrás para MINIMIZAR erros. Não acabar com eles.

Além de sempre lembrar que a regra é interpretativa muitas vezes: o que acho erro você vê como acerto. Quem está certo? Ninguém. É do jogo. É da regra do jogo.

Também é dever lembrar que não é o VAR quem "erra". É quem o opera. Quem o interpreta. Ou quem tem medo de fazê-lo.

No fim de semana, o Rio viu dois lances indiscutíveis. O pênalti no puxão de camisa de Mari contra o Grêmio. O pênalti no puxão de camisa de João Paulo contra o Athletico.

O VAR marcou o pênalti juvenil a favor do Grêmio. Como pode um profissional agarrar a camisa de outro com VAR? Um absurdo! Absurdo mesmo foi um lance ainda mais claro, na frente do árbitro, nem ele e nem o VAR terem marcado, como foi prejudicado o Furacão (que teve outro pênalti sonegado mesmo com o VAR chamando o árbitro para seguir errando. Ou piorando o erro ao não marcar o pênalti de Carli em Madson. Claro com a imagem de vídeo).

Nosso problema não é o VAR. É quem não vê. Ou não quer enxergar o VAR.

Nossa solução é a atitude athleticana no Nilton Santos e nos vestiário depois da derrota para o Botafogo. Equilíbrio e lamentação. Mais equilíbrio do que lamentação. Compreensão dos erros que são humanos. Por mais desumanos que pareçam.

A atitude de Tiago Nunes ao respeitar as decisões (erradas e/ou infelizes) é o que precisamos em campo e fora dele. Tanto quanto melhorar os árbitros que erram demais no gramado e ainda pior fora dele.

Até quando acertam em lances complicados, extrapolam no tempo para dirimir dúvidas. Ou mesmo as criar mais querendo aparecer do que arbitrar.

O VAR só vai melhorar se o futebol (atletas, treinadores, cartolas, mídia e árbitros) respeitar a ferramenta. Não é sempre que ela é picareta. Ela apenas falha. E não porque veio com defeito. Mas por falta de leitura do manual de instruções.

Sobre o Autor

Mauro Beting é comentarista do Esporte Interativo e da rádio Jovem Pan, blogueiro do UOL, comentarista do videogame PES desde 2010. Escreveu 17 livros, e dirigiu três documentários para cinema e TV. Curador do Museu da Seleção Brasileira, um dos curadores do Museu Pelé. Trabalhou nos jornais Folha da Tarde, Agora S.Paulo e Lance!, nas rádios Gazeta, Trianon e Bandeirantes, nas TVs Gazeta, Sportv, Band, PSN, Cultura, Record, Bandsports, Foxsports, nos portais PSN, Americaonline e Yahoo!, e colaborou nas revistas Placar, Trivela e Fut! Lance. Está na imprensa esportiva há 28 anos por ser torcedor há 52. Torce por um jornalismo sério, mas corneta o jornalista que se leva muito a sério

Sobre o Blog

O blog fala, vê, ouve, conta, canta, comenta, corneta, critica, sorri, chora, come, bebe, sofre, sua e vive o nosso futebol. Quem vive de passado é quem tem história para contar. Ele tem a pretensão de dar reload no que ouvi e li e vi e fazer a tabelinha entre passado e presente para dar um toque no futuro.

Blog do Mauro Beting