Topo

Blog do Mauro Beting

Retranca e as bestas

Mauro Beting

14/08/2019 09h30

Daniel Farke treina o Norwich, simpático time dos canários que volta depois de 3 anos ausente da Premier League. Na estreia, pela frente apenas o hexacampeão europeu Liverpool, em Anfield. O time que foi o maior vice da

história inglesa na temporada passada.

"Nós somos a zebra do torneio. O maior favorito para ser o último colocado (na Inglaterra). Mas não é por isso que vamos colocar um ônibus na na frente da área. Vamos jogar como gostamos e sabemos. Vamos tentar atacar".

Não deu certo. Ou não deu resultado. Um gol contra de cara. Mais três do Liverpool. 4 a 1. Mas jogando. Ou tentando jogar o seu jogo.

Se estivesse todo atrás, mais não querendo jogar do que sair pro jogo, teria sido muito diferente?

Em nossos campos, o Fluminense é muito mais do que o Norwich. Como também pode muito mais sem a bola o time de Diniz.

Mas tem como conseguir resultados muito melhores com o que tem?

O Tricolor não consegue se dar bem no BR-19 não exclusivamente pela ideia de jogo do seu ousado treinador. Tem muito a vez com uma série de coisas. Inclusive as que não se veem.

Mas só botar na conta do estilo e da escola de jogo de Diniz é um desrespeito a ela e ao próprio jogo no Brasil.

Claro que há excessos. O gol que deu a vitória ao Galo também nasceu de uma prática que não condiz com a técnica. Não adianta sair jogando como Iniesta se você não é o Xavi. É preciso botar a bola no chão e o ego também. Ser mais simples. Por vezes mais direto.

Mas não significa só fechar a casinha o caminho. É preciso arrumá-la. E ser mais equilibrado não só em campo.

Sobre o Autor

Mauro Beting é comentarista do Esporte Interativo e da rádio Jovem Pan, blogueiro do UOL, comentarista do videogame PES desde 2010. Escreveu 17 livros, e dirigiu três documentários para cinema e TV. Curador do Museu da Seleção Brasileira, um dos curadores do Museu Pelé. Trabalhou nos jornais Folha da Tarde, Agora S.Paulo e Lance!, nas rádios Gazeta, Trianon e Bandeirantes, nas TVs Gazeta, Sportv, Band, PSN, Cultura, Record, Bandsports, Foxsports, nos portais PSN, Americaonline e Yahoo!, e colaborou nas revistas Placar, Trivela e Fut! Lance. Está na imprensa esportiva há 28 anos por ser torcedor há 52. Torce por um jornalismo sério, mas corneta o jornalista que se leva muito a sério

Sobre o Blog

O blog fala, vê, ouve, conta, canta, comenta, corneta, critica, sorri, chora, come, bebe, sofre, sua e vive o nosso futebol. Quem vive de passado é quem tem história para contar. Ele tem a pretensão de dar reload no que ouvi e li e vi e fazer a tabelinha entre passado e presente para dar um toque no futuro.

Blog do Mauro Beting