Topo

Blog do Mauro Beting

Renato, Jesus

Mauro Beting

25/09/2019 08h00

REUTERS

Renato Portaluppi, ao "Zero Hora": "Concordo que o Flamengo está jogando o melhor futebol do Brasil junto com o Grêmio, mas o Jorge Jesus ganhou só dois ou três títulos portugueses. E saiu de Portugal, foi para a Arábia. Ele nunca treinou fora de Portugal um grande clube na Europa. Nunca conquistou nada e está com 65 anos".

Mauro Beting ao UOL: concordo que o Flamengo está jogando o melhor futebol do Brasil. E o mais bonito também. Em muitos anos. O Grêmio cresce a olhos e jogos vistos, e tem mais experiência em mata-mata. Mas o Jorge Jesus merece todo o respeito pelo que conquistou em seis anos de Benfica, com três canecos nacionais, 10 outras taças em Portugal. Treinador mais vitorioso do Benfica em 6 temporadas de clube. Duas finais de Europa League Sair de Portugal para a Arábia não diminui currículo algum. Telê, Luxemburgo, Felipão, Zagallo também trabalharam no futebol árabe. A idade não é impeditivo para ninguém mostrar serviço. E deveria ser mais respeitada do que é no Brasil. Como o trabalho de alguém que acabou de chegar ao país e já está jogando toda essa bola.

Renato Portaluppi: "Ele está com uma seleção nas mãos. É obrigado a fazer exatamente isso o que está fazendo: fazer o Flamengo jogar bem. Vamos saber se ele tem capacidade, se ele é um grande treinador, é se ele ganhar no final, ou se tirá-lo do Flamengo ou Palmeiras, botar num outro clube do Brasil, e der resultado",

Mauro Beting: é isso. Mas não tem como negar os méritos dele. Nem comparar com outros clubes porque o elenco que ele tem é esse. E que elenco que ficou ainda melhor ao receber Rafinha, Filipe Luís, Pablo Mari e Gerson. JJ está dando o que Abel não conseguiu. Também porque o antecessor não teve os reforços que chegaram como o treinador português depois da Copa América. Abelão tem um CV melhor do que JJ. Para dirigir um clube no Brasil ainda prefiro Renato a Jorge. Mas ainda gostaria que a crítica fosse mais técnica e menos pessoal. Menos corporativista. Para não dizer xenófoba.

Sobre o Autor

Mauro Beting é comentarista do Esporte Interativo e da rádio Jovem Pan, blogueiro do UOL, comentarista do videogame PES desde 2010. Escreveu 17 livros, e dirigiu três documentários para cinema e TV. Curador do Museu da Seleção Brasileira, um dos curadores do Museu Pelé. Trabalhou nos jornais Folha da Tarde, Agora S.Paulo e Lance!, nas rádios Gazeta, Trianon e Bandeirantes, nas TVs Gazeta, Sportv, Band, PSN, Cultura, Record, Bandsports, Foxsports, nos portais PSN, Americaonline e Yahoo!, e colaborou nas revistas Placar, Trivela e Fut! Lance. Está na imprensa esportiva há 28 anos por ser torcedor há 52. Torce por um jornalismo sério, mas corneta o jornalista que se leva muito a sério

Sobre o Blog

O blog fala, vê, ouve, conta, canta, comenta, corneta, critica, sorri, chora, come, bebe, sofre, sua e vive o nosso futebol. Quem vive de passado é quem tem história para contar. Ele tem a pretensão de dar reload no que ouvi e li e vi e fazer a tabelinha entre passado e presente para dar um toque no futuro.

Blog do Mauro Beting