Topo

Blog do Mauro Beting

Datas CBF em 2019 são ótimas. BR-19 é dos melhores. Vamos defendê-lo.

Mauro Beting

04/10/2019 11h05

O BR-19 é o melhor Brasileiro dos últimos tantos anos. Pelo Flamengo que encanta muitas vezes com um time fluido, vistoso e técnico e que deu liga com 8 titulares chegando em 2019, metade deles e mais o atual treinador chegando ou voltando ao Brasil depois da Copa América. Time que pode ganhar tanto o Brasileiro quanto a Libertadores, ainda que o elenco não dê tanta confiança.

O BR-19 também é dos melhores pelo Palmeiras que fez campanha impressionante até a parada para o torneio continental, voltou sem ter voltado até sair Felipão, e vai se recuperado com Mano. Em alguns pontos superando até o desempenho de 2018 (que não pode mesmo se comparar por ter sido conquistado com 14 jogos com equipes alternativas – recorde histórico desde 1959).

Pelo Santos que também elevou o sarrafo e foi líder com futebol vistoso e ofensivo impressionante para um elenco limitado, e que deu rapidamente liga com outro treinador estrangeiro – e que perdeu para concorrente direto destaques como Gabriel Barbosa e Bruno Henrique, além de Rodrygo.

Pelo Grêmio que, embora muitas vezes alternativo – mais uma vez – no Brasileirão, ainda mantém excelência em várias frentes. Pelo Athletico que teve vários torneios no meio do caminho (até Recopa e Suruga) e também mostra muitas qualidades campeãs da Copa do Brasil. Vencendo um Inter competitivo e com momentos de brilho também desgastados pela tripla jornada até as quartas da Libertadores e final da Copa do Brasil.

O Corinthians não empolga e não encanta. Mas tem como o descartar da luta ao menos por um lugar na Libertadores? Impressiona a eficiência para fazer os pontos necessários. Aqueles que o São Paulo instável perde sem explicação pelo elenco que tem. Mas se compreende para quem em 2019 teve um efetivo que sempre pareceu interino, um diretor que virou interino e quase foi efetivo, um grande treinador que não achou um time, e agora tem um grande treinador que ainda não achou os resultados.

Tem o Bahia que é a melhor surpresa pelos pontos conquistados e pelo modo como Roger se reinventou no comando da equipe muito competitiva e diferente das outras equipes do ótimo treinador.

Não lembro citar nove equipes com trabalhos elogiáveis no meio de um Brasileirão recente. Nem mesmo enaltecer por vários motivos três equipes que assumiram a ponta.

Tem muita coisa a melhorar o futebol brasileiro que ainda simula faltas demais, paralisa demais os jogos, para de menos o calendário para 2020 na Copa América e Olimpíada, e ao menos acerta ao não ter jogo durante Data Fifa.

Mas as datas da CBF em 2019 já são melhor aproveitadas. Falta apenas a gente dar o crédito devido. E não se perder com picuinhas menores na análise do jogo. Nas tribunas de honra e de imprensa.

Sem as velhas e velhacas teorias da conspiração. Sem os surrados e safados ataques irresponsáveis a clubes ou defesas risíveis deles mesmos.

Sobre o Autor

Mauro Beting é comentarista do Esporte Interativo e da rádio Jovem Pan, blogueiro do UOL, comentarista do videogame PES desde 2010. Escreveu 17 livros, e dirigiu três documentários para cinema e TV. Curador do Museu da Seleção Brasileira, um dos curadores do Museu Pelé. Trabalhou nos jornais Folha da Tarde, Agora S.Paulo e Lance!, nas rádios Gazeta, Trianon e Bandeirantes, nas TVs Gazeta, Sportv, Band, PSN, Cultura, Record, Bandsports, Foxsports, nos portais PSN, Americaonline e Yahoo!, e colaborou nas revistas Placar, Trivela e Fut! Lance. Está na imprensa esportiva há 28 anos por ser torcedor há 52. Torce por um jornalismo sério, mas corneta o jornalista que se leva muito a sério

Sobre o Blog

O blog fala, vê, ouve, conta, canta, comenta, corneta, critica, sorri, chora, come, bebe, sofre, sua e vive o nosso futebol. Quem vive de passado é quem tem história para contar. Ele tem a pretensão de dar reload no que ouvi e li e vi e fazer a tabelinha entre passado e presente para dar um toque no futuro.

Blog do Mauro Beting