Topo

Blog do Mauro Beting

VAR e racha. Cruzeiro 1 x 1 Internacional

Mauro Beting

06/10/2019 14h11

O Cruzeiro tem sido aquela "finalização" de Ederson, aos 42 do primeiro tempo no empate com o Inter. Na entrada da área, depois de pouca criação, muita lentidão, passes errados e muitos chuveiros que não fluem da equipe agora com Abelão, saiu um traque torto que nem pra lateral saiu.

Desesperador ver o Cruzeiro a cada jogo mal jogado ou pouco pontuado. Independente do treinador. Dependente demais de um time ou muito jovem ou muito desgastado. Futebolixo que só não perde para o caso de polícia que se transformou a administração celeste.

Não serei oportunista para emendar a frase anterior com a marcação pelo VAR do pênalti em Orejuela, que empatou o jogo na cobrança de Fred.

Mas é outro péssimo caso de mau uso da ferramenta que a arbitragem nacional está desmoralizando mais do que qualquer campeonato que a gente acompanha. Nossos árbitros já erravam sozinhos mais do que a média mundial em uma função cada vez mais exigente e exigida. Agora eles erram em conjunto ainda maior. Parecem minha mãe tentando ligar o Netflix. Tira a TV do ar e não consegue ver nem uma coisa e nem outra.

Mas nossos arbítrios, opa, árbitros de campo e de cabine enxergam coisas absurdas. E ainda querem apitar coisas que o protocolo não prescreve. Os chamados erros "claros" que possam não ter sido vistos pelo árbitro não são claros nem pelo VAR. E mesmo assim eles chamam o chefe de campo para no monitor descobrir coisas que só eles veem.

Quase todos os clubes têm sido beneficiados. E o futebol, mais do que todos, prejudicado.

Insisto: não vejo esquema para salvar um time do rebaixamento. Não vejo esquema para dar o título a um clube. Não vejo esquema para tirar o caneco de um clube.

Você pode me ver como naive, Pollyana de imprensa, "passador de pano" no muro. A expressão que quiser nestes dias acelerados e celerados.

Mas parece que estamos todos vendo mais erros de interpretação potencializados pelos VAR, e ampliados por este mau humor geral pelo mau uso do controle remoto cada vez menos remoto.

Até mesmo as linhas que a tecnologia passa para identificar impedimentos causam desconfiança. O VAR causa polêmicas geométricas.

Contra fatos estamos criando argumentos contrários.

Sobre o Autor

Mauro Beting é comentarista do Esporte Interativo e da rádio Jovem Pan, blogueiro do UOL, comentarista do videogame PES desde 2010. Escreveu 17 livros, e dirigiu três documentários para cinema e TV. Curador do Museu da Seleção Brasileira, um dos curadores do Museu Pelé. Trabalhou nos jornais Folha da Tarde, Agora S.Paulo e Lance!, nas rádios Gazeta, Trianon e Bandeirantes, nas TVs Gazeta, Sportv, Band, PSN, Cultura, Record, Bandsports, Foxsports, nos portais PSN, Americaonline e Yahoo!, e colaborou nas revistas Placar, Trivela e Fut! Lance. Está na imprensa esportiva há 28 anos por ser torcedor há 52. Torce por um jornalismo sério, mas corneta o jornalista que se leva muito a sério

Sobre o Blog

O blog fala, vê, ouve, conta, canta, comenta, corneta, critica, sorri, chora, come, bebe, sofre, sua e vive o nosso futebol. Quem vive de passado é quem tem história para contar. Ele tem a pretensão de dar reload no que ouvi e li e vi e fazer a tabelinha entre passado e presente para dar um toque no futuro.

Blog do Mauro Beting