Topo

Blog do Mauro Beting

Roger Machado, o campeão de todos os campos

Mauro Beting

13/10/2019 11h56

Confesso. Algumas vezes não entendi o que Roger Machado falava. Sobretudo quando comentava futebol longe dos microfones. Mas não por culpa dele, preparado, sério, ético, vencedor, estudioso e inteligente que é. A culpa era minha. Eu não tenho essa capacidade dele. Esse conhecimento que é dele. Por fazer e jogar. Por saber e buscar conhecimento.

Roger é esse cara que até quem não gosta de futebol me perguntou de que planeta veio depois da entrevista quando enfrentou Marcão, treinador do Fluminense. Negro como ele. Ambos vestindo a camisa do Observatório da Discriminação Racial no Futebol.

Roger falou alguns fatos que insistimos em não dar bola. Ou ouvido. Atenção. Respeito. Falou porque sente mesmo na pele. Ou sabe mesmo como só por causa dela milhões sofrem. Há séculos.

Roger é daqueles campeões necessários em todos os campos. Professor pelo que ensina sem ser professoral. Apenas por querer passar o que é necessário. Conhecimento para iluminar.

E sem erguer o tom de voz. E nem mesmo uma bandeira. Só vestindo uma camiseta.

Sobre o Autor

Mauro Beting é comentarista do Esporte Interativo e da rádio Jovem Pan, blogueiro do UOL, comentarista do videogame PES desde 2010. Escreveu 17 livros, e dirigiu três documentários para cinema e TV. Curador do Museu da Seleção Brasileira, um dos curadores do Museu Pelé. Trabalhou nos jornais Folha da Tarde, Agora S.Paulo e Lance!, nas rádios Gazeta, Trianon e Bandeirantes, nas TVs Gazeta, Sportv, Band, PSN, Cultura, Record, Bandsports, Foxsports, nos portais PSN, Americaonline e Yahoo!, e colaborou nas revistas Placar, Trivela e Fut! Lance. Está na imprensa esportiva há 28 anos por ser torcedor há 52. Torce por um jornalismo sério, mas corneta o jornalista que se leva muito a sério

Sobre o Blog

O blog fala, vê, ouve, conta, canta, comenta, corneta, critica, sorri, chora, come, bebe, sofre, sua e vive o nosso futebol. Quem vive de passado é quem tem história para contar. Ele tem a pretensão de dar reload no que ouvi e li e vi e fazer a tabelinha entre passado e presente para dar um toque no futuro.

Blog do Mauro Beting