Topo

Blog do Mauro Beting

Torço só pelo meu time, não distorço por nada e por ninguém

Mauro Beting

08/11/2019 18h48

Torço pelo meu time. Não por quem joga por ele.

Voto em pessoas e ideias. Voto em nulidades e até nulo. Não em siglas e sopas de letrinhas e números que não contam.

Torço pelo meu time. Jamais por um partido. Muito menos distorço por qualquer político, coisa e coiso.

Votei em Covas e depois contra Collor em 1989. FHC-94. PT-98. Lula-02. Anulei em 2006 depois do Mensalão. Votei em Plínio de Arruda Sampaio em 2010 e anulei o voto depois. Eduardo Jorge em 2014 e contra Aécio no segundo turno. Haddad-18 e votaria até no Cabo Daciolo.

Assim votei desde que posso votar. Sou de esquerda de urna, não petista de carteirinha.

Quero poder voltar a votar em 2022. Em qualquer coisa contra coiso qualquer que eu não concordar.

Com liberdade para vir ao Instagram e declarar que jamais votaria em quem foi eleito em 2018. Jamais admitiria a prisão em segunda instância de qualquer pessoa.

Mas sem torcer por partido. Sem distorcer por liderança partidária.

O PT traiu muitas coisas. O PT também elegeu o presidente em 2018. Mano Brown tem mais razões que o companheiro Lula para criticar tudo de ruim que foi feito por quem fez muito mais neste Brasil para quem sempre teve muito menos na história deste país.

Combato injustiças. Não celebro liberdade de mito à minha esquerda e muito menos à minha direita.

Mas respeito. O que mais falta neste país.

Respeito que Lula perdeu ao se perder. Respeito que muitos não têm a menor ideia do que seja pela incapacidade de diálogo. Em todos os lados de gente saindo e entrando pelo ladrão.

Pode e deve comentar nesta postagem. Pode e deve deixar de seguir. Pode e deve começar a perseguir.

Aqui não é um perfil de isentão – embora isenção seja matéria-prima do meu ofício que se estapeia a torto e sem o menor direito de direita. Já votei em vários lados da mesma moeda. Arrependo de alguns. Ao menos mais do que os que acham e se acham como os mais honestos desta história. Presos injustos ou não.

Não sou torcedor de partido, nem distorcedor de mitos. Só torço pelo Palmeiras. E aponto o que acho errado. Não torço pelo PT e nem pelo Lula. Por eles não morro. Nem mato onde sai muito bicho.

Viva a liberdade para quem a preza. Para que não seja preso nosso sonho.

Sobre o Autor

Mauro Beting é comentarista do Esporte Interativo e da rádio Jovem Pan, blogueiro do UOL, comentarista do videogame PES desde 2010. Escreveu 17 livros, e dirigiu três documentários para cinema e TV. Curador do Museu da Seleção Brasileira, um dos curadores do Museu Pelé. Trabalhou nos jornais Folha da Tarde, Agora S.Paulo e Lance!, nas rádios Gazeta, Trianon e Bandeirantes, nas TVs Gazeta, Sportv, Band, PSN, Cultura, Record, Bandsports, Foxsports, nos portais PSN, Americaonline e Yahoo!, e colaborou nas revistas Placar, Trivela e Fut! Lance. Está na imprensa esportiva há 28 anos por ser torcedor há 52. Torce por um jornalismo sério, mas corneta o jornalista que se leva muito a sério

Sobre o Blog

O blog fala, vê, ouve, conta, canta, comenta, corneta, critica, sorri, chora, come, bebe, sofre, sua e vive o nosso futebol. Quem vive de passado é quem tem história para contar. Ele tem a pretensão de dar reload no que ouvi e li e vi e fazer a tabelinha entre passado e presente para dar um toque no futuro.

Blog do Mauro Beting