Blog do Mauro Beting http://maurobeting.blogosfera.uol.com.br O blog fala, vê, ouve, conta, canta, comenta, corneta, critica, sorri, chora, come, bebe, sofre, sua e vive o nosso futebol. Sun, 19 Feb 2017 22:10:38 +0000 pt-BR hourly 1 https://wordpress.org/?v=4.7.2 Mina fica até a Copa! Moisés fica sem Libertadores? Linense 0 x 4 Palmeiras http://maurobeting.blogosfera.uol.com.br/2017/02/19/mina-fica-ate-a-copa-moises-fica-sem-libertadores-linense-0-x-4-palmeiras/ http://maurobeting.blogosfera.uol.com.br/2017/02/19/mina-fica-ate-a-copa-moises-fica-sem-libertadores-linense-0-x-4-palmeiras/#comments Sun, 19 Feb 2017 22:07:53 +0000 http://maurobeting.blogosfera.uol.com.br/?p=3901 A ótima notícia. Palmeiras acerta a permanência de Mina até a Copa de 2018. Depois ele segue para o Barcelona. Vitória do clube, que tinha tudo para perdê-lo agora, em julho de 2017.

A pavorosa notícia. Moisés pode ficar muito tempo fora. E ele é imprescindível para o Palmeiras que ainda vai demorar para se acertar plenamente sem os melhores da equipe tática e fisicamente, como ele e Tchê Tchê.

A boa filosofia de trabalho e de montagem do grupo: com um elenco recheado em qualidade e quantidade, desfalques graves não pesam tanto. Vale a pena ter tanta gente (e boa) no grupo à disposição de Eduardo.

O resultado se viu em Araraquara. 4 a 0 no fraco Linense. E, se fosse o dobro, não seria absurdo. Mesmo perdendo Moisés, Michel Bastos foi bem de novo por dentro, Keno foi um Kelvin mais consistente de novo pela direita, Raphael Veiga fez belo gol e vai se soltando, Dudu foi o melhor, e Mina voltou como se não tivesse saído do time.

Mas Moisés merece todas as preces palmeirenses nas próximas tantas horas.

 

 

]]>
11
Pouco. Mas suficiente. Audax 0 x 1 Corinthians. http://maurobeting.blogosfera.uol.com.br/2017/02/18/pouco-mas-suficiente-audax-0-x-1-corinthians/ http://maurobeting.blogosfera.uol.com.br/2017/02/18/pouco-mas-suficiente-audax-0-x-1-corinthians/#comments Sat, 18 Feb 2017 23:39:36 +0000 http://maurobeting.blogosfera.uol.com.br/?p=3899 O caríssimo Maurício Noriega, no Sportv, chamou de “risco Audax”. Prefiro “custo Audax”. A obsessão pela bola que implica saídas precipitadas, ou pensadas até demais. Exageros desde o goleiro que geram bonitos lances, cada vez mais dribles de bons jogadores muito bem dirigidos. Mas falhas difíceis de serem digeridas. Como a do bom zagueiro Felipe Rodrigues, que extrapolou na saída de bola, levou o bote de Camacho (talvez o melhor corintiano em Osasco), e a bola sobrou para Kazim ser cirúrgico. 1 a 0.

Leo Jabá não foi preciso como o turco nas muitas chances que teve. Mas deu dinâmica pelos lados a um Corinthians com bons resultados, muito melhores que as pálidas e modorrentas partidas da equipe. Se o sistema defensivo está cada vez mais encorpado, com Gabriel protegendo bem a entrada da área, e Balbuena e Pablo se dando muito bem para começo de conversa, ainda falta muita coisa. Algo que Jadson não conseguirá resolver em pouco tempo. Tempo que não se dá a qualquer treinador no Brasil. Mesmo ganhando jogos difíceis.

]]>
3
Torcida única me faz concordar com Eurico Miranda  http://maurobeting.blogosfera.uol.com.br/2017/02/17/torcida-unica-me-faz-concordar-com-eurico-miranda/ http://maurobeting.blogosfera.uol.com.br/2017/02/17/torcida-unica-me-faz-concordar-com-eurico-miranda/#comments Fri, 17 Feb 2017 20:51:47 +0000 https://maurobeting.blogosfera.uol.com.br/?p=3897 Vasco não quer torcida única no Rio. Eurico diz que perde por WO se houver apenas uma torcida em estádio de sítio de futebol. 
O MP do Rio conseguiu unir meu pensamento com o do presidente vascaíno. 

Torcida única é a institucionalização da intolerância. Falência absoluta do despudor público. Tragédia da vida privada. As autoridades sem autoridade combatendo a violência pedindo para que as pessoas fiquem em casa. Se possível abaixadas, evitando as balas tão perdidas quanto as autoridades. 

Torcida única não educa. Não cria o contraditório. Não ensina a ganhar, perder e empatar. É uma situação derrota-derrota do futebol.  

]]>
20
Cruzeiro vai dar time e já dá jogo http://maurobeting.blogosfera.uol.com.br/2017/02/17/cruzeiro-vai-dar-time-e-ja-da-jogo/ http://maurobeting.blogosfera.uol.com.br/2017/02/17/cruzeiro-vai-dar-time-e-ja-da-jogo/#comments Fri, 17 Feb 2017 10:54:31 +0000 https://maurobeting.blogosfera.uol.com.br/?p=3895 Volta Redonda é time encardido. Em casa não perdia desde abril de 2016. Perdeu para o Cruzeiro por 2 a 1. Placar que se fosse o dobro não seria absurdo. 

Mano faz o que prometeu. Começa a arrumar a casa e dá ao meio e ataque liberdade para encostar, aproximar, gerar jogo. Com movimentação e velocidade. Boas tramas, muitas chances criadas.  

Está dando time mais cedo do que eu imaginava. 

]]>
10
Ufa! Palmeiras 2 x 0 São Bernardo. http://maurobeting.blogosfera.uol.com.br/2017/02/16/ufa-palmeiras-2-x-0-sao-bernardo/ http://maurobeting.blogosfera.uol.com.br/2017/02/16/ufa-palmeiras-2-x-0-sao-bernardo/#comments Thu, 16 Feb 2017 23:39:07 +0000 http://maurobeting.blogosfera.uol.com.br/?p=3889 Foram 14 chances criadas pelo campeão brasileiro. É bastante. Foram seis do bem montadinho e abusado time de Sergio Vieira. Não é pouco. Mas ainda falta muito ao time de Eduardo Baptista. Mas não tanto quanto se corneta o novo treinador palmeirense.

Ele só teve Mina no banco agora. Moisés enfim, voltou, e bem. Borja só na Libertadores. Tchê Tchê faz muita falta na contenção e na dinâmica. Róger Guedes ainda não voltou ao bom nível dos jogos iniciais. Guerra desta vez cansou – normal. Felipe Melo ainda é mais GIF e memes que o muito que pode aportar, mas melhorou com todo o time no segundo tempo, quando Michel Bastos e Raphael Veiga deram mais jeito à equipe que pode reclamar pelo menos mais um pênalti não marcado.

Mas é tudo ainda embrionário. Qualquer análise será precipitada. Mas com o time que tem, o elenco que tem mesmo com os desfalques, um pouco mais de bola se espera. E mexidas mais rápidas do treinador.

Hora de esperar.
PS: Eu não tenho sido muito palmeirense nos últimos tempos. Eu confiava na vitória contra o São Bernardo. Sem contestar. Não busquei na escalação do rival algum EX que jogaria como Messi contra nós. Não quis saber se o Rodolfo era aquele atacante de 2014 – não era. Não me preocupei quando Patrick Vieira entrou no segundo tempo – mal entrou. 

Não tenho sido muito palmeirense. Não suspiro por Cuca – embora não quisesse que ele tivesse saído, e sei que um dia ele volta. Mas não agora. Não grito por ele. Não é o caso. Não é como cantar Filpo ou Brandão, Luxa ou Felipão. Não precisa gritar o nome dele. É hora de dar mais tempo a Eduardo Baptista. O primeiro filho de treinador do Palmeiras que treina o clube. 
É ele quem define o time, embora ainda não tenha definido uma equipe. É ele quem assina nosso conteúdo, embora eu não assine embaixo o que ele tem feito. O que eles fazem por ele. 

Não tem Tchê Tchê, Borja e Mina. Só agora tem Moisés. Tem tido teimas desnecessárias. Tem elenco para suprir ausências. Tem como criticar. Mas não como se fosse um time há 21 anos sem título. 
São dois meses de fila. Não buscamos Ex para nos mortificar. Não perdemos pontos inexplicáveis – mas críveis para quem é do nosso credo.  

Pedir calma e paciência para palmeirense dá tão certo quanto escalar Roman e Darinta na zaga. Saga de alviverde é golear por 8 a 0 e reclamar o porquê de não ser 9. 

É nosso. Mas vamos gritar mais pelos nossos. Vamos deixar os ídolos um pouco de fora. Vamos ajudar o treinador a acertar a mão e, o time, o pé. 

]]>
7
Modernismo. Santos 1 x 3 São Paulo. http://maurobeting.blogosfera.uol.com.br/2017/02/16/modernismo-santos-1-x-3-sao-paulo/ http://maurobeting.blogosfera.uol.com.br/2017/02/16/modernismo-santos-1-x-3-sao-paulo/#comments Thu, 16 Feb 2017 11:52:37 +0000 https://maurobeting.blogosfera.uol.com.br/?p=3883 Renato Rodrigues, em seu blog, exaltou os conceitos e práticas de Dorival Júnior (já muito e devidamente reconhecidos) e de Rogério Ceni (rapidamente a caminho de tudo isso). Foi o que se viu em campo na Vila. Na primeira vitória tricolor por lá desde 2009. Quando Ceni fazia seus gols e evitava os dos outros. 

Desta vez não conseguiu evitar que Copete abrisse o placar para o Santos que começava como jogou outras partidas nos últimos meses. Posse de bola, deslocamentos, intensidade, agressividade. Mas veio uma falha de Zeca e pênalti convertido pelo São Paulo. Não foi apenas o erro infantil. Foi um Tricolor maduro. Sabia o que queria e como fazia. 

Saberia muito mais com Luís Araújo, no segundo tempo. E com o bote para roubar a bola de Lucas Lima no meio e partir para o golaço da virada. Sacramentado em bom lance de Araruna com Luís Araújo no terceiro. 
Renato fez muuuuuita falta a Dorival Júnior. 

Baita vitória do São Paulo. Chata derrota do Santos. Ponto. É tudo muito cedo. Ainda mais para criticar. Bastante para enaltecer. 

Mas com pouco tempo, e ainda não todo o elenco, Rogério vai mostrando que vai dar jogo e time o que pretende. 

Como queríamos demonstrar nesse teorema que não é tão difícil de entender. 

]]>
11
Ruim. Mas reversível. Atlético Paranaense 3 x 3 D.Capiatá.  http://maurobeting.blogosfera.uol.com.br/2017/02/16/ruim-mas-reversivel-atletico-paranaense-3-x-3-d-capiata/ http://maurobeting.blogosfera.uol.com.br/2017/02/16/ruim-mas-reversivel-atletico-paranaense-3-x-3-d-capiata/#respond Thu, 16 Feb 2017 11:40:59 +0000 https://maurobeting.blogosfera.uol.com.br/?p=3881 Não pode bobear três vezes em bolas lançadas de um lado a outro. Bolas paradas como a defesa atleticana. Pregada no chão. Prostrada como saiu frustrada a torcida que fez clima de Libertadores na Arena. Mas saiu com decepção e amargura de jogo perdido. Irritado e irritante. 

Com a bola também parada ou cruzada o Furacão fez três gols. Gedoz, cada vez melhor, guardou de falta e de pênalti. Pablo fez mais um. Naquela virada da virada de Libertadores facilitada pelo jogador a mais desde os 14 do segundo tempo. Na empolgação que Gustavo Villani também transmite no Fox Sports. E tão bem exclamou no “inacreditável” gol do último empate paraguaio. 

Gavilán foi um ótimo meio-campista de boa passagem pelo Brasil. Montou time certinho. Chato. Moderno. E tem enormes méritos por buscar o empate que os erros individuais atleticanos entregaram. 

Foi inacreditável. Mas não é irreversível. Por mais difícil que deverá ser na volta.  

]]>
0
Todo Pimpão. Botafogo 1 x 0 Olimpia.  http://maurobeting.blogosfera.uol.com.br/2017/02/15/todo-pimpao-botafogo-1-x-0-olimpia/ http://maurobeting.blogosfera.uol.com.br/2017/02/15/todo-pimpao-botafogo-1-x-0-olimpia/#comments Thu, 16 Feb 2017 01:54:05 +0000 https://maurobeting.blogosfera.uol.com.br/?p=3878
Jonas joga na área o lateral. A bola sobra para o voleio acrobático de Pimpão. Pimba! Dimba! Túlio! Tum!  O gol da justa vitória do Fogão em noite quente no Niltão. 

Lateral vale. E demais. Não é crime. É futebol. E foi lindo o gol de Pimpão. Feio foi não fazer mais gols. Mas o 1 a 0 parece suficiente. O Olimpia é menos time que o Colo-Colo. Pode até ser mais perigoso fisicamente. Mais temível no jogo aéreo. Mas na bola jogada, sou mais o time do Marcelo limpando a área. Até do Helton Leite superando suas limitações. 

Montillo saiu com 15. Bruno Silva não voltou para o segundo tempo. Mas com inteligência e muita entrega, o Botafogo venceu. E mostrou no final que a temporada puxada cobra conta pesada. Mas que pode ser paga. 

]]>
1
Noites de Bernabéu. Real Madrid 3 x 1 Napoli.  http://maurobeting.blogosfera.uol.com.br/2017/02/15/noites-de-bernabeu-real-madrid-3-x-1-napoli/ http://maurobeting.blogosfera.uol.com.br/2017/02/15/noites-de-bernabeu-real-madrid-3-x-1-napoli/#respond Thu, 16 Feb 2017 00:30:25 +0000 https://maurobeting.blogosfera.uol.com.br/?p=3886
As noites europeias são especialíssimas no Santiago Bernabéu. São 29 vitórias merengues nos últimos 34 jogos em casa. São 41 jogos seguidos marcando ao menos um gol. E tem todo um espírito e um time diferente o Madri. É Real. Na sua melhor exibição em meses. É outro chip. É Champions!
O time de Zizou Levou um gol que o perdido Navas facilitou do ótimo Napoli de Sarri, em grande sacada de Insigne. Equipe que não era derrotada havia 18 jogos e ainda não está perdida pela qualidade de seu jogo, e pelo caldeirão que será o retorno no San Paolo. 
Mas o time rival é o Real Madrid. o Rival. Zidane é mesmo um senhor treinador. Cristiano constrói lances ainda que não esteja sendo tão Ronaldo. Benzema é letal, ainda mais quando corre e dá opção entre as linhas. E quando Carvajal acerta aquele cruzamento. E Casemiro, aquele chute. Um “zambombazo” como se diz por lá. 

Mas o volante brasileiro não é apenas o golaço. É o cara que estruturou o undecacampeão europeu na temporada passada. E vai acertando o pé e o passo de um time frio e quente ao mesmo tempo. Como são as grandes equipes. Como tem sido gigante Casemiro no posicionamento, combate, desarme, interceptação e, cada vez mais, na construção e arremate de lances. 
Bale ainda faz falta, apesar da boa partida de James. Não é o melhor momento madridista. Mas é Real. Ponto. 
E que vai precisar do espírito de vários Casemiros para aguentar a pressão na Itália. É ainda mais favorito. Mas sabe a pedreira partonopeia pela proa. 

]]>
0
Chocolate Parte 2. Bayern de Munique 5 x 1 Arsenal http://maurobeting.blogosfera.uol.com.br/2017/02/15/chocolate-parte-2-bayern-de-munique-5-x-1-arsenal/ http://maurobeting.blogosfera.uol.com.br/2017/02/15/chocolate-parte-2-bayern-de-munique-5-x-1-arsenal/#respond Wed, 15 Feb 2017 21:48:57 +0000 http://maurobeting.blogosfera.uol.com.br/?p=3874 É o Dia da Marmota. Vai ter oitavas de Champions? Vai ter Bayern x Arsenal. E vai ter de novo uma goleada que eu não esperava. O Arsenal já não estava tão bem como esteve ao liderar o grupo, ao ser em setembro líder da Premier League por 3 rodadas. Ozil sumiu em jogos recentes (e foi goleado por W.O. em Munique), o sistema defensivo bobeou, 10 pontos foram abertos para o Chelsea na Inglaterra.

Mas o Bayern também não tem sido aquele… Na última rodada abriu 7 pontos na Bundesliga. Mas só ganhou do fraco Ingolstadt nos últimos minutos, e foi beneficiado pelas derrotas do segundo ao sétimo na Alemanha!

O jogo parecia mais equilibrado. E só não foi mais desequilibrado por Ospina defender cinco das 16 chances do Bayern. Onze delas no segundo tempo avassalador, melhorado pela saída do melhor zagueiro gunner – Koscielny – e pela disposição de Thiago Alcântara para articular às costas de Coquelin e Xhaka. Os volantes do Arsenal não aguentaram o todocampista espanhol  que flutuou atrás deles e foi o maior em campo.

Neuer ainda defendeu o pênalti que eu teria marcado e que Alexis Sánchez empatou no segundo rebote. Teve mais um pênalti de Gibbs que eu teria marcado no segundo tempo. E eu teria marcado melhor que o Arsenal que até aglutinou jogadores, compactando o espaço. Mas eles apenas assistiram ao passeio do Bayern que, quando não tem um rival que marque com maior intensidade e qualidade, faz o que fez.

E repetiu o placar de 5 a 1 da temporada passada, no Allianz. O Bayern que é mais vertical e rápido com Ancelotti. Mas que segue também com a mesma possde de bola absurda dos tempos de Pep. É o time que mais fica, mais passa e melhor passa essa pelota.

Não é fácil passar por eles.

]]>
0