Topo

Blog do Mauro Beting

Paulinho no Barcelona é bom pro Brasil?

Mauro Beting

15/08/2017 10h56

Julho de 2016. Paulinho vinha muito bem na China. Mas desde a Copa de 2014 estava esquecido na Seleção e no futebol europeu.

Agosto de 2017. Relembrado por Tite desde a primeira convocação há um ano, reconquistou posição e respeito. E acaba de desembarcar como o quarto mais caro da história do Barcelona. Aos 29 anos.

Belíssima trajetória de recuperação. De fé e de crédito. Mais um titular da Seleção que muda de clube menos de um da Copa.

É isso é bom para Tite e para o time?

Brasil de 1958 tinha uma base com atletas que jogariam em apenas um clube na carreira (Nilton Santos, Zito e Pelé) ou que mudaram pouco de camisa – outros tempos.

O Brasil de 1962 tinha 14 atletas de 1958. Entre os titulares, apenas o goleiro Gilmar e centroavante Vavá haviam trocado de clube um ano antes do bi mundial.

O Brasil tri em 1970 tinha Gerson no meio-campo que acabara de trocar o Botafogo pelo São Paulo. O zagueiro Brito havia um ano jogava pelo Flamengo.

O futebol era bem outro no tetra, em 1994. Taffarel tinha um ano de Reggiana. Branco não tinha seis meses de Genoa. Dunga tinha um ano de Stuttgart. Romário, o mesmo tempo de Barcelona.

No penta, em 2002, Lúcio tinha um ano de Bayer Leverkusen. Ronaldinho Gaúcho também tinha um ano de PSG.

Em 2018, goleiro ainda não se sabe. Mas Alisson deve jogar mais vezes do que atuou até agora pela Roma. Daniel Alves chegou agora ao PSG. Porém é ótima notícia estar ao lado de Marquinhos, companheiro de clube e de Brasil. Miranda e Marcelo seguem onde estão.

Casemiro também não sai. Renato Augusto não deve sair. Como Gabriel Jesus. Mas, assim como no tetra, muitos titulares importantes devem mudar de time. P.Coutinho pode substituir Neymar que foi pro PSG. E Paulinho agora é Barcelona.

Questão, mesmo, para Tite é se Paulinho vai jogar nesse Barcelona. Se é muito melhor um titular atuando na Espanha do que na China, não é tão bom que não jogue tanto como poderá não atuar no Barça de Rakitic e Iniesta.

Sobre o Autor

Mauro Beting é comentarista do Esporte Interativo e da rádio Jovem Pan, blogueiro do UOL, comentarista do videogame PES desde 2010. Escreveu 17 livros, e dirigiu três documentários para cinema e TV. Curador do Museu da Seleção Brasileira, um dos curadores do Museu Pelé. Trabalhou nos jornais Folha da Tarde, Agora S.Paulo e Lance!, nas rádios Gazeta, Trianon e Bandeirantes, nas TVs Gazeta, Sportv, Band, PSN, Cultura, Record, Bandsports, Foxsports, nos portais PSN, Americaonline e Yahoo!, e colaborou nas revistas Placar, Trivela e Fut! Lance. Está na imprensa esportiva há 28 anos por ser torcedor há 52. Torce por um jornalismo sério, mas corneta o jornalista que se leva muito a sério

Sobre o Blog

O blog fala, vê, ouve, conta, canta, comenta, corneta, critica, sorri, chora, come, bebe, sofre, sua e vive o nosso futebol. Quem vive de passado é quem tem história para contar. Ele tem a pretensão de dar reload no que ouvi e li e vi e fazer a tabelinha entre passado e presente para dar um toque no futuro.

Blog do Mauro Beting