Topo

Blog do Mauro Beting

Willy Gonser

Mauro Beting

22/08/2017 11h06

Um dos melhores narradores do Brasil partiu. Ele que foi a voz do futebol mineiro e brasileiro por muito tempo. Foi os olhos para quem só podia ouvir.

Numa época em que não se pagava para ver TV, e não tinha jogo transmitido pela televisão, Willy era quem transmitia para Minas e para o Brasil o que se passava em campos esburacados, irregulares, tapetes, tapetões, craques, bagres, Atlético, Cruzeiro, América.

O rádio. Velho sempre jovial companheiro. Parceiro do gozo do gol, solidário na dor da derrota, colega no empate que não sai do lugar. Rádio que Willy ajudou a construir não só como veículo. Mas mesmo como fonte da informação no jogo que não tinha imagem. Mas a imaginação do ouvinte descrita na qualidade de profissionais como ele. Como narrador e comentarista.

Os melhores momentos do futebol mineiro antes da televisão mostrar quase tudo passaram por ele. Levando algo além da imagem e da informação. Tudo aquilo que se sente.

Muitos cresceram e viraram mais torcedores também pelo trabalho de gente como Willy para contar a nossa paixão. É aquela voz reconhecível que nos remete a um Mineirão afetivo. Parece mesmo que todos os jogos foram épicos. Campeões. Com Reinaldos e Tostões eternos.

Sabemos que não foram. Mas saberemos menos ainda quando um microfone que nos fez crescer fica em off.

Obrigado a Willy e a todos os mensageiros da emoção do rádio e do futebol.

Sobre o Autor

Mauro Beting é comentarista do Esporte Interativo e da rádio Jovem Pan, blogueiro do UOL, comentarista do videogame PES desde 2010. Escreveu 17 livros, e dirigiu três documentários para cinema e TV. Curador do Museu da Seleção Brasileira, um dos curadores do Museu Pelé. Trabalhou nos jornais Folha da Tarde, Agora S.Paulo e Lance!, nas rádios Gazeta, Trianon e Bandeirantes, nas TVs Gazeta, Sportv, Band, PSN, Cultura, Record, Bandsports, Foxsports, nos portais PSN, Americaonline e Yahoo!, e colaborou nas revistas Placar, Trivela e Fut! Lance. Está na imprensa esportiva há 28 anos por ser torcedor há 52. Torce por um jornalismo sério, mas corneta o jornalista que se leva muito a sério

Sobre o Blog

O blog fala, vê, ouve, conta, canta, comenta, corneta, critica, sorri, chora, come, bebe, sofre, sua e vive o nosso futebol. Quem vive de passado é quem tem história para contar. Ele tem a pretensão de dar reload no que ouvi e li e vi e fazer a tabelinha entre passado e presente para dar um toque no futuro.

Blog do Mauro Beting