Topo

Blog do Mauro Beting

Ainda favorito. Bahia 2 x 0 Corinthians.

Mauro Beting

16/10/2017 07h45

Um dos tantos méritos corintianos em um 2017 de sonho é jamais ter delirado. Direção, comissão técnica e elenco sempre souberam as limitações de todos em quantidade e qualidade. Seguem com resultados muito além delas. E devem ser justamente premiados por tudo aquilo que não foi premeditado.

A modéstia é virtude nesse Corinthians. A humildade que é dever nem sempre observado na humanidade precisa nortear o time que está perdendo pontos, jogos e o crédito devidamente acumulado no primeiro turno espetacular. Ainda a diferença é absurda para a turma que parece lutar mais para não cair do que para ser o que o Corinthians ainda tem tudo para ser. Mas já teve muito mais. Já jogou muito mais.

O Bahia mereceu vencer como já merecia ganhar do Palmeiras, no Pacaembu. Contou com falha de Fagner para fazer 1 a 0 e com aposta arriscada de Cássio no segundo gol. Carpegiani em pouco tempo parece ter dado um jeito no time que já virou a tabela para cima. Por ora.

No caso corintiano, ainda tudo é favorável. Tranquilo. Também pela simplicidade do time. Aquela que o próprio Fagner, de Seleção, disse que esqueceu no lance do primeiro gol. Aquela que ele também esqueceu ao dizer que o Corinthians estava de "parabéns" pela partida em Salvador. Não esteve. E esse não é só problema dessa análise. É de há muito tempo de equipes que jogam pouco e dão parabéns por nada. Essa condescendência de atletas e treinadores é tão perigosa ao futebol quanto muitos jogos horríveis que eventualmente possam ser incensados.

Um provável grande campeão pode e deve ter quedas de produção como a atual fase. É normal. Pelo elenco que tem, e pelo futebol que se joga no Brasil, o normal seria essa pontuação já "anormal" com um desempenho errático e irregular. Não tem crise e nem é preciso uma revolução tática para corrigir queda técnica. Mas o pior mesmo é achar que só isso basta.

Não pode.

Sobre o Autor

Mauro Beting é comentarista do Esporte Interativo e da rádio Jovem Pan, blogueiro do UOL, comentarista do videogame PES desde 2010. Escreveu 17 livros, e dirigiu três documentários para cinema e TV. Curador do Museu da Seleção Brasileira, um dos curadores do Museu Pelé. Trabalhou nos jornais Folha da Tarde, Agora S.Paulo e Lance!, nas rádios Gazeta, Trianon e Bandeirantes, nas TVs Gazeta, Sportv, Band, PSN, Cultura, Record, Bandsports, Foxsports, nos portais PSN, Americaonline e Yahoo!, e colaborou nas revistas Placar, Trivela e Fut! Lance. Está na imprensa esportiva há 28 anos por ser torcedor há 52. Torce por um jornalismo sério, mas corneta o jornalista que se leva muito a sério

Sobre o Blog

O blog fala, vê, ouve, conta, canta, comenta, corneta, critica, sorri, chora, come, bebe, sofre, sua e vive o nosso futebol. Quem vive de passado é quem tem história para contar. Ele tem a pretensão de dar reload no que ouvi e li e vi e fazer a tabelinha entre passado e presente para dar um toque no futuro.

Blog do Mauro Beting