Topo

Blog do Mauro Beting

Oportunizando injustiças: o pivozão na Copa.

Mauro Beting

12/03/2018 18h00

Tite, como craque que é, e excelente treinador como outros gaúchos promissores como Roger Machado e André Jardine, adora usar o termo "oportunizar". E reiterou algumas vezes que pode "cometer uma injustiça" ao chamar para a Copa um centroavante-centroavante pivozão como Willian José para a Seleção. Oportunizando críticas de todos os lados.

Ao chamar um 9-9 como ele, ele acaba deixando de lado jogadores tecnicamente melhores. E até taticamente mais versáteis. Tite deixou claro algo que poucos técnicos explicam. E raros admitem: pode chamar para a Copa um jogador para cumprir uma só função. Um centroavante para cabecear no sufoco de um bumba-meu-canarinho. Um atacante enfiado para tentar quebrar a linha defensiva de cinco rivais como o Brasil empacou contra a Inglaterra, e como deverá enfrentar outros rivais assim, na Rússia.

Um Dario na Copa de 1970. Um jogador diferente. Um tosco que faça gols como Dario. Willian não é tão tosco. Nem faz tantos gols. Mas é diferente. Pode ser usado em situações de desespero. O martelo para usar em caso de emergência. Aquele botão de pânico. O nome que você quiser dar. Uma alternativa viável.

Perigosa. E para ser usada apenas em momentos de perigo.

Sobre o Autor

Mauro Beting é comentarista do Esporte Interativo e da rádio Jovem Pan, blogueiro do UOL, comentarista do videogame PES desde 2010. Escreveu 17 livros, e dirigiu três documentários para cinema e TV. Curador do Museu da Seleção Brasileira, um dos curadores do Museu Pelé. Trabalhou nos jornais Folha da Tarde, Agora S.Paulo e Lance!, nas rádios Gazeta, Trianon e Bandeirantes, nas TVs Gazeta, Sportv, Band, PSN, Cultura, Record, Bandsports, Foxsports, nos portais PSN, Americaonline e Yahoo!, e colaborou nas revistas Placar, Trivela e Fut! Lance. Está na imprensa esportiva há 28 anos por ser torcedor há 52. Torce por um jornalismo sério, mas corneta o jornalista que se leva muito a sério

Sobre o Blog

O blog fala, vê, ouve, conta, canta, comenta, corneta, critica, sorri, chora, come, bebe, sofre, sua e vive o nosso futebol. Quem vive de passado é quem tem história para contar. Ele tem a pretensão de dar reload no que ouvi e li e vi e fazer a tabelinha entre passado e presente para dar um toque no futuro.

Blog do Mauro Beting