Topo

Blog do Mauro Beting

Tite convoca antes da Copa

Mauro Beting

12/03/2018 09h44

Eu convocaria apenas 23. Mas compreendo a ideia dos 25 chamados para dois jogos. Bom campo para observação. Em caso de lesão, não precisa chamar ninguém às pressas. E serve também para análise do comportamento fora de campo dos convocados.

GOLEIROS – Alisson tem atuado bem demais e merece a titularidade tanto quanto Ederson (talvez em melhor fase, e goleiro com maior potencial). Eu testaria Marcelo Grohe no lugar de Neto (que é ótimo, vive grande fase, tem rodagem internacional, e também merece ser observado). Mas o goleiro gremista vive fase ainda melhor. Ainda lamento que Vanderlei e também Fábio não tenham tido as chances que Cássio, Muralha, Weverton e Danilo Fernandes tiveram. Diego Alves saiu da minha lista pelo crescimento de Grohe, Cássio, Neto e a afirmação de Ederson.

LATERAIS-DIREITOS – Daniel Alves e Danilo no lugar de Fagner (o lateral do Manchester City pode atuar na outra lateral, de volante, e quebra galho até na zaga. A versatilidade ganha muitos pontos sempre). Rafinha também é opção para a posição onde não chamaria mais Marcos Rocha e Mariano.

LATERAIS-ESQUERDOS – Marcelo e Filipe Luís (mas ainda penso bastante em Alex Sandro para a reserva de Marcelo). Jorge, Wendel e Fábio Santos (outros nomes já convocados por Tite), só em casos de lesão.

ZAGUEIROS – Marquinhos, Miranda e Thiago Silva não discuto. Felipe (Porto) teria uma chance para teste numa vaga que ainda prefiro Geromel, mais do que Jemerson e Gil. O portista tem atuado em ótimo nível desde 2015 e tem total confiança de Tite – quem mais acreditou nele. Os outros já convocados pelo treinador (David Luiz, Rodrigo Caio, Luan, Vítor Hugo), só em caso de lesão. E não teria chamado Rodrigo Caio agora. A fase dele não é boa. E a do São Paulo, pior ainda.

VOLANTE – Casemiro e Fernandinho (também pela versatilidade) vão para a Copa. Walace não está o que pintava ser. Rafael Carioca, Henrique e Willian Arão, não convocaria.

MEIO-CAMPISTAS CENTRAIS – Paulinho e Renato Augusto; Hernanes (Arthur ainda sente a lesão, e só por isso provavelmente não foi chamado, e seria por mim) e Fred (em grande fase e versátil). Faria um teste com o atleta do Shakthar para uma função que ainda prefiro Hernanes. Giuliano é bom nome. Sem descartar Diego e Lucas Lima, com menos chances, e outras características. Também gosto muito de Allan (Napoli), mas não o chamaria agora. Dos outros um dia lembrados por Tite (Oscar, Gustavo Scarpa, Camilo, Rodriguinho), por ora, nenhum deles. Anderson Talisca é ótimo jogador e pelo menos uma chance merecia na Seleção, pelo bom nível mantido e por ter uma boa bagagem internacional. Mas ainda não o convocaria. Por excesso de contingente.

MEIA PELA DIREITA – P.Coutinho e Willian. Na Copa. E gostaria de ter tempo e espaço para Richarlison.

MEIA PELA ESQUERDA – Douglas Costa e Luan (mais versátil e técnico como substituto de Neymar). E sigo observando Lucas Paquetá e Taison. Mas com poucas chances para ambos. Outros como Diego Tardelli, Dudu, Robinho, agora não.

CENTROAVANTE – Gabriel Jesus e Firmino. Gabriel Barbosa e Diego Souza, anteriormente chamados, só em caso de lesão. Ainda prefiro apostar em Luan como alternativa para quase todas as opções de frente. Muito mais do que Willian José, centroavante de bom nível, e que pode ser uma alternativa para alguns momentos complicados. Mas, confesso, não era nome que eu havia cogitado. Em momento algum. Jonas, que evoluiu saindo da área em Portugal, também não convocaria. Assim como Jô.

Sobre o Autor

Mauro Beting é comentarista do Esporte Interativo e da rádio Jovem Pan, blogueiro do UOL, comentarista do videogame PES desde 2010. Escreveu 17 livros, e dirigiu três documentários para cinema e TV. Curador do Museu da Seleção Brasileira, um dos curadores do Museu Pelé. Trabalhou nos jornais Folha da Tarde, Agora S.Paulo e Lance!, nas rádios Gazeta, Trianon e Bandeirantes, nas TVs Gazeta, Sportv, Band, PSN, Cultura, Record, Bandsports, Foxsports, nos portais PSN, Americaonline e Yahoo!, e colaborou nas revistas Placar, Trivela e Fut! Lance. Está na imprensa esportiva há 28 anos por ser torcedor há 52. Torce por um jornalismo sério, mas corneta o jornalista que se leva muito a sério

Sobre o Blog

O blog fala, vê, ouve, conta, canta, comenta, corneta, critica, sorri, chora, come, bebe, sofre, sua e vive o nosso futebol. Quem vive de passado é quem tem história para contar. Ele tem a pretensão de dar reload no que ouvi e li e vi e fazer a tabelinha entre passado e presente para dar um toque no futuro.

Blog do Mauro Beting