Topo

Blog do Mauro Beting

Tecnologia é ótima, mas precisa ler manual de instrução antes de ligar

Mauro Beting

14/09/2018 08h12

O problema será sempre de quem aperta o botão, não da máquina. Até porque não é ela que tem parafusos a menos. Somos nós. Alguns até com porcas a mais – meu caso.

Mas não este. Independente da decisão tomada no lance capital de Palmeiras 0 x 1 Cruzeiro (a falta que eu não marcaria de Edu Dracena em Fábio e que pode ser marcada porque a regra precisa ser interpretada), o árbitro Wagner Reway errou ao já apitar a definição do lance – e, desse modo, inviabilizar o uso do VAR.

Errou por já "julgar o caso em última instância" e não ouvir o colegiado, digamos assim. Mas o ato dele não pareceu premeditado e mal intencionado. Foi consequência natural de anos apitando para evitar discussão – embora, no caso, tenha criado ainda mais por isso, ao não seguir a clara recomendação de ofício quando se tem VAR.

Foi um reflexo natural. Faltou condicionamento. Atenção. O que é ainda mais natural em final de partida.

O que não pode ser natural é a campanha contra o VAR por má utilização. Ou por esquecê-lo dentro da caixa, ainda embrulhado.

O pacote é bom. O produto é ótimo. Mas precisamos sempre ler o manual de instrução antes. A SmartTv é melhor que a nossa velha valvulada. Não é porque não conseguimos configurar a rede Wi-Fi que ela não presta.

É preciso ter calma. E, claro, um profissional que saiba usar a tecnologia. E não jogue o controle remoto fora no primeiro botão mal acionado.

Sobre o Autor

Mauro Beting é comentarista do Esporte Interativo e da rádio Jovem Pan, blogueiro do UOL, comentarista do videogame PES desde 2010. Escreveu 17 livros, e dirigiu três documentários para cinema e TV. Curador do Museu da Seleção Brasileira, um dos curadores do Museu Pelé. Trabalhou nos jornais Folha da Tarde, Agora S.Paulo e Lance!, nas rádios Gazeta, Trianon e Bandeirantes, nas TVs Gazeta, Sportv, Band, PSN, Cultura, Record, Bandsports, Foxsports, nos portais PSN, Americaonline e Yahoo!, e colaborou nas revistas Placar, Trivela e Fut! Lance. Está na imprensa esportiva há 28 anos por ser torcedor há 52. Torce por um jornalismo sério, mas corneta o jornalista que se leva muito a sério

Sobre o Blog

O blog fala, vê, ouve, conta, canta, comenta, corneta, critica, sorri, chora, come, bebe, sofre, sua e vive o nosso futebol. Quem vive de passado é quem tem história para contar. Ele tem a pretensão de dar reload no que ouvi e li e vi e fazer a tabelinha entre passado e presente para dar um toque no futuro.

Blog do Mauro Beting