Topo

Blog do Mauro Beting

Gum e a camisa

Mauro Beting

03/11/2018 10h31

Como se ele não fosse zagueiro bicampeão brasileiro. E é. Como se não fosse um torcedor em campo. E é. Como se tivesse aprendido a amar esse pavilhão desde menino mesmo sendo Fluminense de adulto e profissional.

Ou melhor: amador. Ama o que faz como se pudesse pagar pelo que fez.

Não é craque. Mas é ídolo. Não por carência de títulos. Mas por sobra de vontade de ser mais um que joga mais do que sabe.

Gum é mais um daqueles poucos que se identificam tanto com um clube onde passou mais de 400 jogos que parece mesmo da casa. Ele não era mas virou Fluminense. E merece ainda mais apoio e respeito por isso. O neoconvertido tem um valor inestimável. Ele escolheu ser Flu porque o Flu o escolheu. Ele não quis sair porque resolveu mesmo ficar na casa que o acolheu como filho, irmão e agora pai de família.

Não é Pinheiro, Abel, Ricardo Gomes, Thiago Silva. Não mesmo. Mas tem o suor que faz seu o uniforme que não se vê outro sobre o corpo. Muito menos a alma.

Eu quero zagueiros melhores do que ele no meu time. Mas eu desejo gente como ele defendendo minhas cores.

Todo o respeito do mundo da bola, Gum.

Sobre o Autor

Mauro Beting é comentarista do Esporte Interativo e da rádio Jovem Pan, blogueiro do UOL, comentarista do videogame PES desde 2010. Escreveu 17 livros, e dirigiu três documentários para cinema e TV. Curador do Museu da Seleção Brasileira, um dos curadores do Museu Pelé. Trabalhou nos jornais Folha da Tarde, Agora S.Paulo e Lance!, nas rádios Gazeta, Trianon e Bandeirantes, nas TVs Gazeta, Sportv, Band, PSN, Cultura, Record, Bandsports, Foxsports, nos portais PSN, Americaonline e Yahoo!, e colaborou nas revistas Placar, Trivela e Fut! Lance. Está na imprensa esportiva há 28 anos por ser torcedor há 52. Torce por um jornalismo sério, mas corneta o jornalista que se leva muito a sério

Sobre o Blog

O blog fala, vê, ouve, conta, canta, comenta, corneta, critica, sorri, chora, come, bebe, sofre, sua e vive o nosso futebol. Quem vive de passado é quem tem história para contar. Ele tem a pretensão de dar reload no que ouvi e li e vi e fazer a tabelinha entre passado e presente para dar um toque no futuro.

Blog do Mauro Beting