Topo

Blog do Mauro Beting

O Flamengo nas cabeças

Mauro Beting

09/12/2018 17h09

Eduardo Bandeira de Melo não era o presidente do grupo que tinha Landim na primeira gestão. Virou o líder pouco antes da eleição para os mandatos que começaram em 2013. Ganhando a Copa do Brasil mesmo perdendo Mano Menezes de modo inesperado. Como a saúde sacaria Muricy do banco e, depois, Rueda para o Chile. Então, não havia muito a ser feito. Ou desfeito como muito mal demitiram Jaime pela imprensa em 2014. Como mal conseguiam definir Zé Ricardo em 2016 e Marcelo Barbieri, em 2018. 

Perderam tempo e respeito. Ganharam pouco pelo nível de investimento, elenco, time, torcida, dinheiro e Flamengo. Mas resgataram a administração e respeito do clube. Sanearem o sanatório. Construíram estrutura. Apostaram forte. Mas talvez não tenham sido tão firmes quanto o necessário. 

E pegaram rivais também fortes. Campeões que foram melhores. Tiveram também mais sorte. E mais humildade para entender o que esse grupo e boa parte da boa imprensa parece não entender: ninguém é obrigado a ser campeão de tudo (talvez só o Flamengo naquele RJ-18). Não foi o Flamengo que perdeu os Brasileiros. Foram os rivais que venceram. 

Enquanto esta e a próxima administração não baixarem a bola, ela vai ser artificialmente inflada. O Flamengo está no caminho certo. Ganhasse quem vencesse a eleição, começará em bom nível. 

É só não se achar e não se perder também por isso. 

Sobre o Autor

Mauro Beting é comentarista do Esporte Interativo e da rádio Jovem Pan, blogueiro do UOL, comentarista do videogame PES desde 2010. Escreveu 17 livros, e dirigiu três documentários para cinema e TV. Curador do Museu da Seleção Brasileira, um dos curadores do Museu Pelé. Trabalhou nos jornais Folha da Tarde, Agora S.Paulo e Lance!, nas rádios Gazeta, Trianon e Bandeirantes, nas TVs Gazeta, Sportv, Band, PSN, Cultura, Record, Bandsports, Foxsports, nos portais PSN, Americaonline e Yahoo!, e colaborou nas revistas Placar, Trivela e Fut! Lance. Está na imprensa esportiva há 28 anos por ser torcedor há 52. Torce por um jornalismo sério, mas corneta o jornalista que se leva muito a sério

Sobre o Blog

O blog fala, vê, ouve, conta, canta, comenta, corneta, critica, sorri, chora, come, bebe, sofre, sua e vive o nosso futebol. Quem vive de passado é quem tem história para contar. Ele tem a pretensão de dar reload no que ouvi e li e vi e fazer a tabelinha entre passado e presente para dar um toque no futuro.

Blog do Mauro Beting