Topo

Blog do Mauro Beting

Eu quero o seu São Paulo de volta - segunda temporada. São Paulo 0 x 0 Talleres

Mauro Beting

13/02/2019 23h55

Não, Hernanes. Não é "continuar com esse espírito e por esse caminho" depois de 180 minutos sem gols, futebol e São Paulo FC do São Paulo. Isso é declaração pro presidente remunerado Leco. Não sua. Você é O Profeta. Não o do apocalipse.

Não é o fim do mundo para quem já o conquistou três vezes. É o fim da América em 2019 para quem já foi tricolor três vezes. Tem lógica para quem não ganha o Brasil desde 2008. Não tem a menor para quem sofre a maior fila estadual desde 2005. E o pior futebol são-paulino desde 1930.

Falo por respeitar, admirar e temer o São Paulo desde 1972. Não pode ser só isso. O Talleres é arrumadinho. Mas nada além disso. Não é o Barça do Messi com o Pelé como alguns tricolores quiseram justificar. Nem o Tolima de 2019. Tem qualidades. Mas não tantas. Não pode o São Paulo ter tido só 4 chances na Argentina e ridículas duas no Morumbi. Um levantamento na área que Diego Souza mais uma vez não soube definir na primeira etapa, um lance nascido de lateral do Reinaldo no início

do segundo tempo.

E só.

Helinho tentava algo. Foi substituído por Nene mais uma vez inerme como todo o time. O São Paulo precisava de contundência. Saiu Bruno Peres que ainda não estreou e entrou o improvisado volante Araruna…

Não tinha como dar certo. Só raiva. Até pra quem não torce. Torce contra. Como parece fazer muita gente no Morumbi, na Barra Funda e em Cotia.

De emoção, até o final, só a expulsão merecida de Everton – que não é disso. E apenas duas chances do Talleres – que não é nada disso. Organizado, ousado até, mas nada demais. Nada que qualquer São Paulo não pudesse superar. Não fosse este e os dos últimos anos um time qualquer. Ou um clube perdido na soberba arrogância desde Juvenal e suas jogadas para se perpetuar. Passando por Aidar que se perdeu. Leco que não se acha e não se encontra. De um São Paulo que tem sido uma bela fotografia na parede. Mas não pode só gritar Muricy. Não pode querer o retorno de quem não pode. E não pode ser só isso.

André Jardine não parece mesmo estar pronto. Muricy deixou claro no SporTV que não quer voltar como treinador. Cuca é o melhor nome. Mas precisa de outros para treinar. E não tantos números gastos para tão pouco retorno.

Cuca não faz milagre. Telê não faria. Ainda mais com Leco fazendo o que faz e não deixa fazer. Com Raí não acertando a mão. Com o time errando o pé. Perdendo a cabeça. Os jogos que não pode perder. E nem criando chances suficientes para ao menos ameaçar a meta do Talleres.

Já escrevi ano passado e o São Paulo se superou. "Quero meu rival de volta". Escrevo agora e insisto. O São Paulo não é só isso e tem elenco para ser mais do que isso. Mas não muito mais. E não sei se vai conseguir de novo em 2019 a proeza de se superar.

Sobre o Autor

Mauro Beting é comentarista do Esporte Interativo e da rádio Jovem Pan, blogueiro do UOL, comentarista do videogame PES desde 2010. Escreveu 17 livros, e dirigiu três documentários para cinema e TV. Curador do Museu da Seleção Brasileira, um dos curadores do Museu Pelé. Trabalhou nos jornais Folha da Tarde, Agora S.Paulo e Lance!, nas rádios Gazeta, Trianon e Bandeirantes, nas TVs Gazeta, Sportv, Band, PSN, Cultura, Record, Bandsports, Foxsports, nos portais PSN, Americaonline e Yahoo!, e colaborou nas revistas Placar, Trivela e Fut! Lance. Está na imprensa esportiva há 28 anos por ser torcedor há 52. Torce por um jornalismo sério, mas corneta o jornalista que se leva muito a sério

Sobre o Blog

O blog fala, vê, ouve, conta, canta, comenta, corneta, critica, sorri, chora, come, bebe, sofre, sua e vive o nosso futebol. Quem vive de passado é quem tem história para contar. Ele tem a pretensão de dar reload no que ouvi e li e vi e fazer a tabelinha entre passado e presente para dar um toque no futuro.

Blog do Mauro Beting