Topo

Blog do Mauro Beting

Flamengo campeão do Rio 2019

Mauro Beting

22/04/2019 13h13

FOTO: ALEX CASSIANO

Ninguém é obrigado a ser campeão de nada. Ok. O PSG bicampeão francês sem entrar em campo no domingo tem sido "obrigado" desde que chegaram Neymar e Mbappé. A Juventus octacampeã italiana não é, e ninguém jamais será, no Calcio. Como o Bayern na Alemanha.

Mas tem sido quase tudo isso. Como os estaduais têm sido cada vez menos aquilo.

O do Rio, com a superioridade financeira do Flamengo, também. Ainda que os formulismos causem surpresas como não ter sido nem finalista no RJ-18, quando a lógica entra em campo, o resultado final é Flamengo como se viu na ida no Nilton Santos (quando poderia ter sido mais do que o 2 a 0 do goleador Bruno Henrique), e também na volta (quando 2 a 0 até foi demais pelo que o campeão de 2019 administrou depois do gol de Arão, aos 15, e quando Vitinho fechou o placar que poderia ser empate, aos 37 finais).

Nunca na história deste Rio que não vê o Vasco vencer o Flamengo em decisões desde o Rei da Cocada em 1988 se viu tamanho desequilíbrio técnico. E também seria assim se fosse o Fluminense mais consolidado taticamente de Diniz ou o Botafogo que agora recomeça trabalho depois de pavoroso RJ-19.

Não há como competir nos últimos anos fora dos campos cariocas com o Flamengo. A tendência em médio prazo no gramado é a mesma.

Também por isso se pode cobrar mais bola do time de Abelão. E não se deveria cobrar o cargo do demitido Valentim no Vasco.

Não tem como comparar. Infelizmente, também por isso, não se vibra mais tanto pela lógica e justa conquista do maior campeão do Rio.

Perversa tendência que também desgraça o próprio desempenho rubro-negro. Se perde o RJ-19, catástrofe na Gávea. Se ganha como venceu, "não fez nada além da obrigação". Também por isso o futebol é menor pela pressão maior. Também por isso nos perdemos mais do que ganhamos.

Sobre o Autor

Mauro Beting é comentarista do Esporte Interativo e da rádio Jovem Pan, blogueiro do UOL, comentarista do videogame PES desde 2010. Escreveu 17 livros, e dirigiu três documentários para cinema e TV. Curador do Museu da Seleção Brasileira, um dos curadores do Museu Pelé. Trabalhou nos jornais Folha da Tarde, Agora S.Paulo e Lance!, nas rádios Gazeta, Trianon e Bandeirantes, nas TVs Gazeta, Sportv, Band, PSN, Cultura, Record, Bandsports, Foxsports, nos portais PSN, Americaonline e Yahoo!, e colaborou nas revistas Placar, Trivela e Fut! Lance. Está na imprensa esportiva há 28 anos por ser torcedor há 52. Torce por um jornalismo sério, mas corneta o jornalista que se leva muito a sério

Sobre o Blog

O blog fala, vê, ouve, conta, canta, comenta, corneta, critica, sorri, chora, come, bebe, sofre, sua e vive o nosso futebol. Quem vive de passado é quem tem história para contar. Ele tem a pretensão de dar reload no que ouvi e li e vi e fazer a tabelinha entre passado e presente para dar um toque no futuro.

Blog do Mauro Beting