Topo
Blog do Mauro Beting

Blog do Mauro Beting

Juan! Flamengo 3 x 1 Cruzeiro.

Mauro Beting

2029-04-20T19:09:33

29/04/2019 09h33

Juan parou vencendo um Cruzeiro que não perdera os 22 jogos anteriores em 2019. Juan venceu com seu Flamengo de virada no Maracanã uma partida em que Bruno Henrique funcionou como centroavante, Gabriel foi bem pela direita, Arrascaeta fica melhor pela esquerda, Everton Ribeiro não fica desconfortável por dentro, e o Cruzeiro precisa tentar jugar mais atacando os rivais desse nível.

Mas ainda é só o início do BR-19 para dois dos favoritos ao título.

Só que é o fim do Juan em campo.

Fim, não. Chuteiras penduradas.

Aposentadoria, não, que ídolos apenas trocam de roupa. Como heróis, deixam suas capas e fantasias e vestem seus pijamas e roupas de gente comum. Por mais incomuns que tenham sido.

Mas Juan é daqueles que sempre foram comuns. Por isso incomum do avesso. Calado, quieto, na boa, na ótima, na colocação, na antecipação, na classe, na categoria, jogou como se falando baixinho. Fazendo mais do que falando.

Não ganhava no grito. Não perdia no modo mudo. Ele simplesmente defendia. Como pede o mundo: para se defender não é preciso atacar. Basta fazer o seu por nós. Não fazer nós cegos que não desatam. Desunem.

Juan é daquele classe de zagueiros de estirpe e de estilo que não matam jogada. Criam lances. Não faz falta em campo. Faz muita falta fora dele.

Dom Juan era um conquistador. Juan é um defensor da fina arte de defender a meta e conquistar confiança. Sem alarde. Sem alarme de incêndio. Na calma que rima com alma. Na categoria que é bater na bola se doando, não bater na canela doendo, ou no peito danado.

Juan era oásis em qualquer zaga. Deixa deserta a grande área. Mas cria legado de seriedade, sobriedade e conquistas.

Na fala mansa como a bola. Na saudade deixa quem gosta de futebol independente de camisa.

Obrigado, Juan, pelo Brasil que defendeu e pelos clubes que honrou.

Sobre o Autor

Mauro Beting é comentarista do Esporte Interativo e da rádio Jovem Pan, blogueiro do UOL, comentarista do videogame PES desde 2010. Escreveu 17 livros, e dirigiu três documentários para cinema e TV. Curador do Museu da Seleção Brasileira, um dos curadores do Museu Pelé. Trabalhou nos jornais Folha da Tarde, Agora S.Paulo e Lance!, nas rádios Gazeta, Trianon e Bandeirantes, nas TVs Gazeta, Sportv, Band, PSN, Cultura, Record, Bandsports, Foxsports, nos portais PSN, Americaonline e Yahoo!, e colaborou nas revistas Placar, Trivela e Fut! Lance. Está na imprensa esportiva há 28 anos por ser torcedor há 52. Torce por um jornalismo sério, mas corneta o jornalista que se leva muito a sério

Sobre o Blog

O blog fala, vê, ouve, conta, canta, comenta, corneta, critica, sorri, chora, come, bebe, sofre, sua e vive o nosso futebol. Quem vive de passado é quem tem história para contar. Ele tem a pretensão de dar reload no que ouvi e li e vi e fazer a tabelinha entre passado e presente para dar um toque no futuro.

Mais Blog do Mauro Beting