Topo
Blog do Mauro Beting

Blog do Mauro Beting

Neymar x rapa

Mauro Beting

2029-04-20T19:14:39

29/04/2019 14h39

Foto: Tim Clayton/Corbis via Getty Images

Jogador de futebol, seja um profissional genial raro como Neymar, seja um jeguial remunerado comum como não poucos, precisa não ouvir incertas coisas e injetar sangue de barata nas veias.

Neste mundo de Lei de Talião e de práticas talibãs de "bateu, levou" e "orelha por orelha, vou arrancar seus dentes e sua pele", de bloqueios mentais e blocks da mídia abaixo da média, ou não se responde nada ou se dá um tapa na outra face e se tira do seu Facebook.

Neymar errou. De novo. Sabe que errou ao dar um gancho no cidadão que o provocava numa gravação de celular quando ele subia para receber as tristes medalhas de vice da Copa da França. Deve pegar mais um gancho por indisciplina.

Mas deve expiar todos os pecados do PSG e do Brasil?

Não passo pano pra ele. Nem passo a patrola e a patrulha empedernida que o esfola como se fosse filosofia de vida.

Neymar errou como menino que não é mais. O preço de tudo que conquistou na grama, na grana e na fama também se cobra quando um estúpido grava o que o torcedor falou de Buffon, Verrati e demais companheiros de time.

No estágio de craque e ídolo de Neymar, ele precisa pagar e prestar contas que não são dele. Não é tributo justo. Mas faz parte do combo VIP.

Não é partindo pra ainda mais ignorância que as coisas se resolvem. Mas a intolerância não é só do cidadão preconceituoso e desrespeitoso. É deste tribunal de in(ternet)quisição que não quer ver mais Neymar nem pintado de verde-amarelo.

Parece que muita gente no Brasil é o cidadão gravando aquele vídeo antes de ser atacado por Neymar. Parece que estamos todos putos com ele como ele está puto com tudo.

Tempo para todos refletirmos.

E ele, muito mais.

Por que parece que adoramos não gostar de Neymar?

O que ele nos fez ou deixou de fazer?

O que ele pode fazer para virar esse jogo fora de campo?

Dentro dele, basta jogar o que tem jogado. E não se lesionar.

Fora, as fraturas, fortuna e farturas não parecem ter como.

Sobre o Autor

Mauro Beting é comentarista do Esporte Interativo e da rádio Jovem Pan, blogueiro do UOL, comentarista do videogame PES desde 2010. Escreveu 17 livros, e dirigiu três documentários para cinema e TV. Curador do Museu da Seleção Brasileira, um dos curadores do Museu Pelé. Trabalhou nos jornais Folha da Tarde, Agora S.Paulo e Lance!, nas rádios Gazeta, Trianon e Bandeirantes, nas TVs Gazeta, Sportv, Band, PSN, Cultura, Record, Bandsports, Foxsports, nos portais PSN, Americaonline e Yahoo!, e colaborou nas revistas Placar, Trivela e Fut! Lance. Está na imprensa esportiva há 28 anos por ser torcedor há 52. Torce por um jornalismo sério, mas corneta o jornalista que se leva muito a sério

Sobre o Blog

O blog fala, vê, ouve, conta, canta, comenta, corneta, critica, sorri, chora, come, bebe, sofre, sua e vive o nosso futebol. Quem vive de passado é quem tem história para contar. Ele tem a pretensão de dar reload no que ouvi e li e vi e fazer a tabelinha entre passado e presente para dar um toque no futuro.

Mais Blog do Mauro Beting