Topo
Blog do Mauro Beting

Blog do Mauro Beting

As escolhas de Van Dijk

Mauro Beting

2029-05-20T19:12:30

29/05/2019 12h30

Ele era lateral-direito. Mas rapidamente ganhou 18 centímetros. Chegou a 1m93. Melhor virar zagueiro. O melhor zagueiro do mundo em 2018-19. Mas não virou tanto assim em 2010. Tanto que saiu de graça do Willem II para o sub-20 do Groningen, em 2011.

Jogava no sub-23. E não muito. Comia mal. Também por isso pegou apendicite que virou coisa mais grave. Tanto que assinou testamento deixando tudo pra mãe. E não era tanto assim aos 20 anos.

Adolescente e já jogando ainda lavava pratos duas noites por semana. Melhor do que limpava a área. O treinador o desafiou. Queria mais de Virgil. E ele começou a dar mais. Ia e voltava de bicicleta dos treinos. Não queria ostentar. Queria melhorar.

Cresceu rápido dentro de campo. Tanto que em 2013 já tinha muito time de olho. Ajax entre eles. Mas acharam caro 2,6 milhões de libras. Foi pro Celtic. Cresceu de novo. Em 2015 já estava na Premier League. Southampton. Por 13 milhões de libras.

No começo de 2017 virou capitão. No começo de 2018 virou o zagueiro mais caro do mundo. O Liverpool pagou 75 milhões de libras por aquele zagueiro que 7 anos antes mal jogava no Sub-23 do Groningen.

Em um ano e meio vai disputar a segunda final de Champions. Como o melhor jogador da Premier League. Líder da zaga que só levou 22 gols na EPL.

Como o jogador que de novo vai encarar Sissoko e Son. Como em Anfield, aos 40 do segundo tempo, não deixou o volante passar a bola para o atacante nesse 2 x 1 que virou 11 x 2. Cinco minutos antes do gol da vitória dos Reds. Com um gol contra do zagueiro dos Spurs. Cinco minutos depois do "gol" de Van Dijk, se posicionando para evitar o passe letal para Son, levando Sissoko a ter de finalizar com seu pé ruim. Isso tudo sem tocar na bola ou contra os dois rivais. Apenas se posicionando em campo. Defendendo o Liverpool com técnica, estratégia, inteligência, físico e a química que não se ensina. Ela se mistura como ele parece mais um vermelho da Kop na armada de Klopp.

Van Dijk pode sonegar novo gol dos Spurs em Madri, como no lance da foto. História que vamos contar no sábado.

Sobre o Autor

Mauro Beting é comentarista do Esporte Interativo e da rádio Jovem Pan, blogueiro do UOL, comentarista do videogame PES desde 2010. Escreveu 17 livros, e dirigiu três documentários para cinema e TV. Curador do Museu da Seleção Brasileira, um dos curadores do Museu Pelé. Trabalhou nos jornais Folha da Tarde, Agora S.Paulo e Lance!, nas rádios Gazeta, Trianon e Bandeirantes, nas TVs Gazeta, Sportv, Band, PSN, Cultura, Record, Bandsports, Foxsports, nos portais PSN, Americaonline e Yahoo!, e colaborou nas revistas Placar, Trivela e Fut! Lance. Está na imprensa esportiva há 28 anos por ser torcedor há 52. Torce por um jornalismo sério, mas corneta o jornalista que se leva muito a sério

Sobre o Blog

O blog fala, vê, ouve, conta, canta, comenta, corneta, critica, sorri, chora, come, bebe, sofre, sua e vive o nosso futebol. Quem vive de passado é quem tem história para contar. Ele tem a pretensão de dar reload no que ouvi e li e vi e fazer a tabelinha entre passado e presente para dar um toque no futuro.

Mais Blog do Mauro Beting