Topo

Blog do Mauro Beting

Beira-Brasil. 7 x 0 Honduras

Mauro Beting

10/06/2019 11h42

Honduras não é parâmetro. Com um a menos na metade do primeiro tempo, com aquele goleiro destrambelhado, já perdendo por 2 a 0 quando perdeu expulso um atleta, ainda menos.

Mas o Brasil jogou bem. Muito bem em bons momentos no Beira-Rio. Jogou para fazer 7 a 0. Com intensidade (palavrinha da moda) boa para um treino-jogo, dinâmica, aplicação louvável pela facilidade e boa qualidade técnica. Tivesse um rival mais forte e firme também teria vencido. E bem.

Serviu o amistoso para dar mais confiança à equipe, claro, e também para Coutinho assumir a bronca e o protagonismo necessário para suprir a ausência sensível de Neymar.

Não houve – como já se esperava – como testar o sistema defensivo, mais exposto com Casemiro e Artur "apenas" no meio, no 4-1-4-1 que pode virar 4-2-3-1 com naturalidade. Mas se houver o suporte de Richarlison e David Neres, de ótimas atuações em Porto Alegre, é bem plausível e possível fazer uma equipe mais ousada sem perder o equilíbrio.

A questão é definir quem comandará esse bom ataque. Gabriel Jesus segue como goleador da Era Tite e está em boa fase. Mas o entendimento prévio de Firmino e Coutinho dos tempos de Liverpool, a inteligência do centroavante "inglês" para recuar e abrir espaços para pontas incisivos e também de gols como Richarlison (mais) e Neres (menos) dão mais espaço a Firmino no Brasil que pode ganhar sem Neymar.

Desde que tenha o apoio que ontem não se viu no pouco público presente no Sul. E que também seria pequeno em qualquer parte do Brasil.

Sobre o Autor

Mauro Beting é comentarista do Esporte Interativo e da rádio Jovem Pan, blogueiro do UOL, comentarista do videogame PES desde 2010. Escreveu 17 livros, e dirigiu três documentários para cinema e TV. Curador do Museu da Seleção Brasileira, um dos curadores do Museu Pelé. Trabalhou nos jornais Folha da Tarde, Agora S.Paulo e Lance!, nas rádios Gazeta, Trianon e Bandeirantes, nas TVs Gazeta, Sportv, Band, PSN, Cultura, Record, Bandsports, Foxsports, nos portais PSN, Americaonline e Yahoo!, e colaborou nas revistas Placar, Trivela e Fut! Lance. Está na imprensa esportiva há 28 anos por ser torcedor há 52. Torce por um jornalismo sério, mas corneta o jornalista que se leva muito a sério

Sobre o Blog

O blog fala, vê, ouve, conta, canta, comenta, corneta, critica, sorri, chora, come, bebe, sofre, sua e vive o nosso futebol. Quem vive de passado é quem tem história para contar. Ele tem a pretensão de dar reload no que ouvi e li e vi e fazer a tabelinha entre passado e presente para dar um toque no futuro.

Blog do Mauro Beting