Topo
Blog do Mauro Beting

Blog do Mauro Beting

O Uruguai celeste e o inferno austral da Argentina

Mauro Beting

2017-06-20T19:13:14

17/06/2019 13h14

Sim. "Austral" da antiga moeda. Austral que vem do Sul. E que não está indo pra lugar algum…

Diferentemente da banda oriental. A que toca o Professor Tabárez. O mestre que treina o Uruguai desde 2006. Ele ajudou a Celeste a voltar a uma semifinal de Mundial em 2010. Ganhou a Copa América em 2011. Perdeu para a campeã do mundo em 2018.

Desde que ele assumiu e revolucionou métodos e manias uruguaias, algumas vezes apenas resgatando valores básicos meio que perdidos, a Argentina teve no seu banco (nem sempre pagos em dia) José Pekerman, Alfio Basile, Maradona, Sergio Batista, Tata Martino, Alejandro Sabella, Edgardo Bauza, Jorge Sampaoli e Lionel Scaloni.

O Uruguai não tem Messi. Ninguém tem. Nem mesmo a Argentina… Mas tem Suárez. Cavani. O Forlán de 2010. Ainda tem Giménez e Godin para proteger o indefensável Muslera. Mas tem mesmo, além do espírito que reveste essa camisa, a organização do profe. O profissionalismo que falta à AFA que demite a torto e sem direito.

Desde Fillol a Argentina não tem goleiro confiável. Há mais de 15 anos não produz zagueiros e laterais do nível deles. Mas ainda assim, do meio pra frente, tem como fazer muito mais do que tem feito. Do que não vence desde 1993.

Se a Argentina tivesse um treinador com mais tempo, a fila já teria acabado há muito tempo. Por isso também sofre como perdeu para a Colômbia. Por isso o Uruguai também passou com facilidade contra o Equador.

Por dar tempo ao tempo.

Sobre o Autor

Mauro Beting é comentarista do Esporte Interativo e da rádio Jovem Pan, blogueiro do UOL, comentarista do videogame PES desde 2010. Escreveu 17 livros, e dirigiu três documentários para cinema e TV. Curador do Museu da Seleção Brasileira, um dos curadores do Museu Pelé. Trabalhou nos jornais Folha da Tarde, Agora S.Paulo e Lance!, nas rádios Gazeta, Trianon e Bandeirantes, nas TVs Gazeta, Sportv, Band, PSN, Cultura, Record, Bandsports, Foxsports, nos portais PSN, Americaonline e Yahoo!, e colaborou nas revistas Placar, Trivela e Fut! Lance. Está na imprensa esportiva há 28 anos por ser torcedor há 52. Torce por um jornalismo sério, mas corneta o jornalista que se leva muito a sério

Sobre o Blog

O blog fala, vê, ouve, conta, canta, comenta, corneta, critica, sorri, chora, come, bebe, sofre, sua e vive o nosso futebol. Quem vive de passado é quem tem história para contar. Ele tem a pretensão de dar reload no que ouvi e li e vi e fazer a tabelinha entre passado e presente para dar um toque no futuro.

Mais Blog do Mauro Beting