Topo

Blog do Mauro Beting

Já é hora pra mudar, Tite?

Mauro Beting

21/06/2019 14h55

Poucos treinadores no Brasil tentam ser tão justos quanto Tite. Como pessoa até mais do que profissional. Por vezes ele se perde por isso. E o time vai junto. Ou dá errado. Algo diferente no futebol de "fazer errado".

Uma das preocupações do treinador antes da Copa de 2018 foi saber quando é o momento para mexer em nomes e até em números do time. Até quando se deve ter paciência. Perseverança. Confiança em alguém. Aquilo que chamamos de teimosia do treinador. Ou burrice mesmo, para as péssimas línguas.

Tite admite que talvez tenha sido paciente-perseverante-resiliente-teimoso demais na Rússia. Agora, e pode não ser amanhã, ele deve mexer mais rápido no time.

Pode já vir com Gabriel Jesus no lugar de Firmino. Ou pela esquerda na de David Neres, mantendo o atacante que vos no Liverpool e engatinha na Seleção. Pode escalar Fernandinho no lugar de Casemiro. Alan no de Arthur. Quem sabe Paquetá na de Coutinho. Ou abrir Coutinho e seguir com Paquetá para infiltrar o que não é de Arthur.

Tite tem como mudar o time. Começar com Cebolinha em vez de ele terminar (e bem) os jogos. Centralizar Richarlison e abrir o jogo com Neres e Cebolinha. Ou simplesmente sacar Richarlison e apostar desde o início em

Everton Cebolinha.

Tite tem alternativas.

Mas já pra agora?

Eu ainda faria apenas um ajuste tático, explicado em outro post. Recuaria Coutinho para um 4-3-3. Ainda manteria Firmino.

Mas sem tempo hábil para treinar vai dar certo?

As pranchetas daqui e dos botecos e mesas redondas não entram em campo.

É preciso ter com o treinador a paciência que ele tem seus titulares.

Sobre o Autor

Mauro Beting é comentarista do Esporte Interativo e da rádio Jovem Pan, blogueiro do UOL, comentarista do videogame PES desde 2010. Escreveu 17 livros, e dirigiu três documentários para cinema e TV. Curador do Museu da Seleção Brasileira, um dos curadores do Museu Pelé. Trabalhou nos jornais Folha da Tarde, Agora S.Paulo e Lance!, nas rádios Gazeta, Trianon e Bandeirantes, nas TVs Gazeta, Sportv, Band, PSN, Cultura, Record, Bandsports, Foxsports, nos portais PSN, Americaonline e Yahoo!, e colaborou nas revistas Placar, Trivela e Fut! Lance. Está na imprensa esportiva há 28 anos por ser torcedor há 52. Torce por um jornalismo sério, mas corneta o jornalista que se leva muito a sério

Sobre o Blog

O blog fala, vê, ouve, conta, canta, comenta, corneta, critica, sorri, chora, come, bebe, sofre, sua e vive o nosso futebol. Quem vive de passado é quem tem história para contar. Ele tem a pretensão de dar reload no que ouvi e li e vi e fazer a tabelinha entre passado e presente para dar um toque no futuro.

Blog do Mauro Beting