Topo
Blog do Mauro Beting

Blog do Mauro Beting

Do Peru! Brasil 5 x 0 Peru

Mauro Beting

22/06/2019 18h28

O que o Brasil não havia conseguido contra a Venezuela na Itaipava Arena Fonte Nova, criando praticamente o mesmo número de chances, ele já fez com menos de 20 minutos na Arena Corinthians. Um gol de escanteio de Casemiro na confusão, aos 11, outro de Firmino mordendo a saída de bola infeliz de Gallese, aos 18. Batendo na bola sem olhar para a meta peruana. Como enfim bateu bola sem olhar ou ouvir a pressão de Itaquera.

Não gosto dessa "vesguice" em lances como esse. Parece desprezo. Soberba. Pode até ser. Mas a Seleção se portou com seriedade e sobriedade nos 90 minutos. Mereceu o placar inesperado pelas boas qualidades do rival. Ampliando ainda na primeira etapa, aos 31, com Everton Cebolinha em belo chute aceito pelo goleiro; chegando ao quarto em belo lance de Firmino para Daniel Alves, aos 7; fechando a conta no quinto com Willian, aos 44), em bonito tiro bem aceito pelo goleiro que pula sem braços. Mas, que mesmo se os esticasse, nada conseguiria.

Jogadas bem trabalhadas como no quarto gol, lances de sorte (também procurada) como no segundo, jogadas individuais como no terceiro e no quinto. Lances executados com precisão e ousadia.

Também pelos ajustes técnicos e táticos. Tite foi feliz ao começar com Everton Cebolinha e Gabriel Jesus. Apostou em Gabriel pela direita onde pouco atuou na carreira – e foi muito bem, mesmo cavando e perdendo o pênalti bem defendido por Gallese, no final do jogo. Fez o esperado com Cebolinha muito bem pela esquerda. Ambos potencializando Firmino, enfim jogando o muito que sabe.

Treinador fez ainda melhor com Coutinho menos enfiado, mais atrás, vindo buscar essa bola e esse jogo necessário, conectando com Arthur, fazendo os links tão caros e necessários a Tite.

Foi 5 a 0, em jornada de extrema felicidade e, por tabela, grande facilidade depois da abertura do placar.

Não é o time definitivo, e nem pintou o hexa. Mas também não era o fim do planeta como pareceu ser depois do empate sem gols (mas com futebol) contra a Venezuela.

 

 

Sobre o Autor

Mauro Beting é comentarista do Esporte Interativo e da rádio Jovem Pan, blogueiro do UOL, comentarista do videogame PES desde 2010. Escreveu 17 livros, e dirigiu três documentários para cinema e TV. Curador do Museu da Seleção Brasileira, um dos curadores do Museu Pelé. Trabalhou nos jornais Folha da Tarde, Agora S.Paulo e Lance!, nas rádios Gazeta, Trianon e Bandeirantes, nas TVs Gazeta, Sportv, Band, PSN, Cultura, Record, Bandsports, Foxsports, nos portais PSN, Americaonline e Yahoo!, e colaborou nas revistas Placar, Trivela e Fut! Lance. Está na imprensa esportiva há 28 anos por ser torcedor há 52. Torce por um jornalismo sério, mas corneta o jornalista que se leva muito a sério

Sobre o Blog

O blog fala, vê, ouve, conta, canta, comenta, corneta, critica, sorri, chora, come, bebe, sofre, sua e vive o nosso futebol. Quem vive de passado é quem tem história para contar. Ele tem a pretensão de dar reload no que ouvi e li e vi e fazer a tabelinha entre passado e presente para dar um toque no futuro.

Mais Blog do Mauro Beting