Copa do Brasil. Quem pega quem
Mauro Beting
02/08/2016 11h54
SÃO PAULO X JUVENTUDE – Apesar da irregularidade e de estar sem treinador definido agora (e possivelmente até os jogos contra o campeão da Copa do Brasil de 1999), o Tricolor paulista é favorito contra o Juventude que – hoje – tem o melhor ataque da Série C, está no G4, e tem defesa bem organizada por Antonio Carlos Zago. Mas não será fácil o confronto. O São Paulo inspira cuidados, também pelas limitações do elenco, e por nunca ter conquistado o torneio.
CORINTHIANS x FLUMINENSE – Vai crescer o Tricolor em desempenho, ainda que falte o 9 que talvez não seja Henrique Dourado. Mas não parece mais pronto que o Timão de Cristóvão, longe de ser o de Tite, mas ainda eficiente e copeiro. Favoritismo paulista.
SANTOS x VASCO – Jorginho fez na Série B um time de primeira página de tabela da Série A. Poderia ir longe na Copa do Brasil não fosse a qualidade do rival, ainda que desfalcado de tanta gente boa. Vantagem santista, em duelo equilibrado.
PALMEIRAS x BOTAFOGO-PB – O palmeirense prefere enfrentar o Barcelona de Guardiola a um time de menor investimento. Ele e a imprensa lembram mais o ASA-02 que os títulos verdes de 1998, 2012 e o do ano passado. Mas é um dos favoritos, tanto na Copa como no BR-16, contra o Belo bem montadinho e com boa campanha na Série C.
GRÊMIO x ATLÉTICO PARANAENSE – Furacão tem feito ótima (mas não surpreendente) campanha no BR-16. Vai ser adversário duríssimo para um Tricolor que pode tanto sonhar com o tri brasileiro quanto com o penta da Copa do Brasil. Outro confronto de bom nível, e muito parelho.
INTERNACIONAL x FORTALEZA – Inter não sabe mais o que é vencer no BR-16. Vive crise interna e enorme desconfiança da torcida. Copa do Brasil pode tanto ser atalho como é para todos, mas pode também desfocar equipe no BR-16. Fortaleza é líder do Grupo A na Série C, tem jogado bem o time armado pelo ótimo Marquinhos Santos, mas é outro que sofre com calendário insano. Dá Inter. Mas vai sofrer muito.
CRUZEIRO X BOTAFOGO – Mano Menezes tem condição de recuperar o time que Ricardo Gomes não quis dirigir no BR-16 (ou melhor, não quis largar o Fogão que tanto o ajudou na recuperação, e vice-versa). Elenco melhor é o celeste. Futebol, não necessariamente. São duas equipes que devem mais focar a recuperação no Brasileiro que Copa do Brasil. Jogo duro.
ATLÉTICO MINEIRO x PONTE PRETA – O campeão de 2014 dirigido pelo treinador campeão de 2015 enfrenta a Ponte Preta que, sabidamente, prefere se manter bem como está no BR-16 a se aventurar em jornada dupla na Copa do Brasil. Também por isso o Galo é mais um favorito em disputa dura, mas que deve vencida pelo ótimo elenco mineiro.
Sobre o Autor
Mauro Beting é comentarista do Esporte Interativo e da rádio Jovem Pan, blogueiro do UOL, comentarista do videogame PES desde 2010. Escreveu 17 livros, e dirigiu três documentários para cinema e TV. Curador do Museu da Seleção Brasileira, um dos curadores do Museu Pelé. Trabalhou nos jornais Folha da Tarde, Agora S.Paulo e Lance!, nas rádios Gazeta, Trianon e Bandeirantes, nas TVs Gazeta, Sportv, Band, PSN, Cultura, Record, Bandsports, Foxsports, nos portais PSN, Americaonline e Yahoo!, e colaborou nas revistas Placar, Trivela e Fut! Lance. Está na imprensa esportiva há 28 anos por ser torcedor há 52. Torce por um jornalismo sério, mas corneta o jornalista que se leva muito a sério
Sobre o Blog
O blog fala, vê, ouve, conta, canta, comenta, corneta, critica, sorri, chora, come, bebe, sofre, sua e vive o nosso futebol. Quem vive de passado é quem tem história para contar. Ele tem a pretensão de dar reload no que ouvi e li e vi e fazer a tabelinha entre passado e presente para dar um toque no futuro.