Topo

Tragédia anunciada. Flamengo 1 x 2 Santos.

Mauro Beting

26/11/2017 21h43

ESCREVE GUSTAVO ROMAN

A lesão no ombro de Diego Alves no meio da semana "obrigou" Reinaldo Rueda a dar mais uma chance para o contestado e perseguido Alex Muralha. Não bastasse ele ter falhado no gol do Júnior de Barranquilla. Dois minutos depois de ter entrado em campo. Hoje, ele estava lá debaixo das traves Rubro-Negras na Ilha do Urubu. Em partida importantíssima contra o Santos, pelo campeonato nacional.

As duas equipes entraram espelhadas taticamente em um 4-2-3-1. O Flamengo começou muito bem o jogo. chegando pelos lados do campo. Especialmente pela esquerda. Foi por lá que Renê cobrou escanteio. Rafael Vaz dividiu com o adversário pelo alto. Victor Ferraz falhou ao tentar afastar. E Lucas Paquetá testou para abir o marcador. Resultado justo.

Três minutos depois, a tragédia teve início. Vaz recuou para Muralha. Ao invés de dar um bico para o lado (já que a fase não é boa é melhor não complicar) ele resolveu tentar driblar Ricardo Oliveira. Obviamente foi desarmado. O atacante Santista rolou para Bruno Henrique empatar a peleja. O estádio não parou de vaiar o goleiro após esse lance.

Até o fim do primeiro tempo, o time da casa chegou e chutou. Muito. Foram 12 finalizações contra apenas uma do Santos. E isso deixou ainda mais escancarado a diferença entre um bom camisa um e outro sem confiança e com o psicológico extremamente abalado. Sempre que foi exigido, Vanderlei compareceu e fez seu trabalho. Como nas duas boas chegadas de Arão e Rodinei nas costas do improvisado Jean Mota.

O panorama não se inverteu na etapa complementar. Os donos da casa continuaram melhores. Dominando e finalizando muito mais. Everton Ribeiro e William Arão perderam boas chances ainda antes dos 10 minutos. No entanto, mesmo jogando para empatar, o Peixe foi extremamente eficiente. Aos 12, Victor Ferraz foi a linha de fundo e cruzou. Rafael Vaz mandou contra e acertou a trave de Muralha. Que dessa vez não teria culpa no cartório.

Rueda demorou a mexer no Fla. O time voltou a abusar dos cruzamentos. Elano sacou Copete e pôs o jovem Arthur Gomes. Seis minutos depois dele ter entrado em campo, o garoto cortou a marcação e bateu. Muralha foi na bola e falhou clamorosamente. Mais uma vez. Era a virada do Alvinegro Praiano. Dois gols em três finalizações. Ambos com a participação decisiva do goleiro Rubro-Negro.

Finalmente Rueda mexeu. Colocou as promessas Vinícius Júnior e Lincoln nos lugares de Arão e Vizeu. A entrada deles acendeu ainda mais o time. Lincoln, fazendo seu segundo jogo no time profissional fez grande jogada e só não marcou um golaço porque do outro lado estava Vanderlei pra salvar com os pés. Se fosse o Muralha…

Elano tratou de fechar a casinha. Substituiu Bruno Henrique pelo volante Matheus Jesus. Depois colocou Kayke na vaga do apagado Vecchio. Rueda ainda tinha mais uma alteração. E usou ela de maneira errada. Tirou Diego, que se não era brilhante pelo menos participava bastante do jogo e pôs Geuvânio (acho que Éverton Ribeiro deveria ter deixado o gramado). A pressão seguiu até o fim. Foram 25 finalizações dos donos da casa contra apenas três dos visitantes. Contudo, os números que são conhecidos por não mentirem jamais hoje nos pregaram uma peça.

Méritos para o Santos que poderia ter conseguido uma vantagem maior se tivesse chutado mais a gol. Pelo lado do Fla, dúvidas. Será que vale a pena insistir com Alex Muralha no gol para a partida de volta da semifinal da Copa Sul-Americana? Sinceramente, acho que a resposta já foi dada hoje. Ou se muda o camisa um ou teremos uma nova tragédia. Dessa vez, mais do que anunciada.

ESCREVEU GUSTAVO ROMAN

Veja a análise do jogo de Gustavo Roman

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Tragédia anunciada. Flamengo 1 x 2 Santos. - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade

Sobre o Autor

Mauro Beting é comentarista do Esporte Interativo e da rádio Jovem Pan, blogueiro do UOL, comentarista do videogame PES desde 2010. Escreveu 17 livros, e dirigiu três documentários para cinema e TV. Curador do Museu da Seleção Brasileira, um dos curadores do Museu Pelé. Trabalhou nos jornais Folha da Tarde, Agora S.Paulo e Lance!, nas rádios Gazeta, Trianon e Bandeirantes, nas TVs Gazeta, Sportv, Band, PSN, Cultura, Record, Bandsports, Foxsports, nos portais PSN, Americaonline e Yahoo!, e colaborou nas revistas Placar, Trivela e Fut! Lance. Está na imprensa esportiva há 28 anos por ser torcedor há 52. Torce por um jornalismo sério, mas corneta o jornalista que se leva muito a sério

Sobre o Blog

O blog fala, vê, ouve, conta, canta, comenta, corneta, critica, sorri, chora, come, bebe, sofre, sua e vive o nosso futebol. Quem vive de passado é quem tem história para contar. Ele tem a pretensão de dar reload no que ouvi e li e vi e fazer a tabelinha entre passado e presente para dar um toque no futuro.

Mais Posts