Topo

Zidane agora encerra sem perder a cabeça

Mauro Beting

31/05/2018 17h09

Se perguntarem lá do futuro quantas Champions o Zidane ganhou como gênio e como treinador no Real Madrid, as respostas irão variar de cinco pra cima. Pelo tamanho dele e do clube que ele fez ainda mais dele.

Não foi tudo isso se pensar no Zizou protagonista. Como auxiliar de Ancelotti, acrescente a décima orejona, em 2014. Mas o mais interessante, leitor do futuro (se ainda houver leitor e futuro), é que Zidane tem números no banco do Zidane em campo. Mas, no gramado, acredite, foi "apenas" uma. A de 2002. A do gol magnífico de voleio contra o Bayer Leverkusen.

Como técnico, foram três. "Números de Guardiola" – que ainda "só tem" duas… Ninguém teve três seguidas. Nem no Bayern e no Ajax tricampeões. Nem no Madrid penta.

Só Zizou. Só o cara que saiu como chegou. Discreto. Por cima. Genial.

Saiu melhor do banco de poupança ilimitada mas crédito restrito do Bernabéu do que deixou a carreira em Berlim, em 2006, ao perder a cabeça no peito de Materazzi, na final da Copa.

Deixou o Madrid por cima. E ele também. Com a consciência de o dever mais do que bem feito. E da dívida no cheque especialíssimo que seria abatida como Florentino Pérez abate treinadores na casa merengue.

Faz muito bem Zizou ao encerrar o ciclo onde ele fez muitíssimo bem. Chegando em janeiro de 2016 a um time bagunçado de um clube que via o MSN culé mandar a mensagem de que ganharia ainda mais na Espanha e na Europa. Arrumou a intermediária e a defesa com Casemiro, terminou a Liga nacional fazendo mais pontos que o rival desde a sua chegada, e chegou a mais um Europeu. Em 2017, mandou em tudo, agregando novos valores (nenhum galáctico), negociando a titularidade da BBC, variando números e nomes, mas não o resultado final. Sendo o primeiro bi continental desde 1990

Em 2018 foi mal na Espanha. Mas superou quedas e obstáculos em busca do tri que desde 1976 não ser via na Europa. Num pacto com a vitória (ou com o Tinhoso, como queiram os que não querem) impressionate. Variando ainda mais tudo. Inclusive o desempenho. Mas não as vitórias. E a sede por eles.

Zidane deixa o Madrid ainda maior. Ele e o clube. O que será dele não sei. E ele não precisa ser mais nada. O que será agora do Madrid? Também desconheço. Mas também pode ficar mais um tempo sem tanto que já tem mais do que todos.

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Zidane agora encerra sem perder a cabeça - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade

Sobre o Autor

Mauro Beting é comentarista do Esporte Interativo e da rádio Jovem Pan, blogueiro do UOL, comentarista do videogame PES desde 2010. Escreveu 17 livros, e dirigiu três documentários para cinema e TV. Curador do Museu da Seleção Brasileira, um dos curadores do Museu Pelé. Trabalhou nos jornais Folha da Tarde, Agora S.Paulo e Lance!, nas rádios Gazeta, Trianon e Bandeirantes, nas TVs Gazeta, Sportv, Band, PSN, Cultura, Record, Bandsports, Foxsports, nos portais PSN, Americaonline e Yahoo!, e colaborou nas revistas Placar, Trivela e Fut! Lance. Está na imprensa esportiva há 28 anos por ser torcedor há 52. Torce por um jornalismo sério, mas corneta o jornalista que se leva muito a sério

Sobre o Blog

O blog fala, vê, ouve, conta, canta, comenta, corneta, critica, sorri, chora, come, bebe, sofre, sua e vive o nosso futebol. Quem vive de passado é quem tem história para contar. Ele tem a pretensão de dar reload no que ouvi e li e vi e fazer a tabelinha entre passado e presente para dar um toque no futuro.

Mais Posts