Topo

Os Brasis pra Copa

Mauro Beting

08/06/2018 14h02

O meu time é o de Tite – não necessariamente o dos atletas. Alisson (mas poderia ser Ederson); Danilo, Thiago Silva (e poderia ser Marquinhos), Miranda e Marcelo.

Casemiro e não se fala em outro nome na cabeça da área.

Aí entra o primeiro Brasil. O que Tite prefere. Paulinho um tanto mais atrás. Mas sempre pisando na área. Coutinho por dentro, mas variando com Neymar pela esquerda, e recompondo sem a bola pela esquerda para liberar o gênio para se aproximar de Gabriel Jesus no primeiro bote.

Na direita, mas com liberdade também para flutuar e articular por dentro, Willian. Também para suprir a ausência sensível de Daniel Alves pela banda direita.

Nos números, um 4-2-3-1 que pode ser 4-1-4-1 com Paulinho mais solto. E mesmo um 4-3-3 contra eventuais linhas de cinco na zaga rival.

Para criar espaços contra Suíça e Sérvia, não há melhor time.

Para conter equipes que ficam com a bola como Espanha e Alemanha, não se deve descartar Fernandinho. Desde que um tanto mais à frente do que contra a Croácia. Jogando mais alto. Como sabe e como pode. Como pede a Seleção.

Mas, para começo de Copa, é o time para começar contra a Áustria.

Aliás, o primeiro adversário da primeira Copa conquistada, em 1958.

Quando Pelé e Garrincha ainda eram banco. Quando Djalma Santos, Zito e Vavá ainda não eram titulares.

Não tem receita pronto. Nem time pronto. Mesmo ganhando.

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Os Brasis pra Copa - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade

Sobre o Autor

Mauro Beting é comentarista do Esporte Interativo e da rádio Jovem Pan, blogueiro do UOL, comentarista do videogame PES desde 2010. Escreveu 17 livros, e dirigiu três documentários para cinema e TV. Curador do Museu da Seleção Brasileira, um dos curadores do Museu Pelé. Trabalhou nos jornais Folha da Tarde, Agora S.Paulo e Lance!, nas rádios Gazeta, Trianon e Bandeirantes, nas TVs Gazeta, Sportv, Band, PSN, Cultura, Record, Bandsports, Foxsports, nos portais PSN, Americaonline e Yahoo!, e colaborou nas revistas Placar, Trivela e Fut! Lance. Está na imprensa esportiva há 28 anos por ser torcedor há 52. Torce por um jornalismo sério, mas corneta o jornalista que se leva muito a sério

Sobre o Blog

O blog fala, vê, ouve, conta, canta, comenta, corneta, critica, sorri, chora, come, bebe, sofre, sua e vive o nosso futebol. Quem vive de passado é quem tem história para contar. Ele tem a pretensão de dar reload no que ouvi e li e vi e fazer a tabelinha entre passado e presente para dar um toque no futuro.

Mais Posts