Topo

Não Irão, mas foram gigantes. Portugal 1 x 1 Irã

Mauro Beting

25/06/2018 20h48

 

Irã, em português de Portugal, é Irão. Eles não irão para as oitavas em 2018. Mas como venceram Marrocos que foi melhor na primeira partida, como seguraram a Espanha que é muito melhor (embora não venha sendo), e como quase viraram em cima de Portugal na última bola de Taremi, o Irã foi gigante. Muito acima do que se i maginava. Muito melhor do que a arbitragem que erra sem vídeo, erra ao não consultar o vídeo, e erra também quando consulta o VAR.

Portugal sofreu num dia pouco Ronaldo de Cristiano. Numa Copa em que se não fosse ele e a trivela de Quaresma, seria o armagedão.

1º TEMPO – Jogo complicado como era de se esperar para os tugas. Ainda mais com Cristiano discreto e com as mudanças de Fernando Santos na equipe. Mas foi justamente Quaresma, em trivela de Quaresma, que marcou um golaço aos 44, que deu a tranquilidade que Portugal vinha perdendo desde os 19, quando Isco empatara para a Espanha, e deixava os portugueses na segunda colocação no grupo.

2º TEMPO  – Cristiano cavou mais um pênalti na Copa, aos 5. Mas, desta vez, aos 7, o goleiro iraniano fez grande defesa e animou um Irã muito interessante. Time que marca bem mas também sabe sair no contragolpe. Tanto que foi buscar no final, e com a ajuda do VAR, o empate. Tanto que quase na última bola virou o jogo e história.

CHANCES DE GOL – PORTUGAL 4 x 2 primeiro tempo;  PORTUGAL segundo tempo. TOTAL: PORTUGAL 6 x 5.

O LANCE – Taremi recebeu na frente de Rui Patrício, na última bola, e chutou na rede lateral o gol que seria da classificação iraniana. Das melhores surpresas da Copa.

O CARA – Quaresma era banco de Bernardo Silva. Pelo golaço que fez, pela capacidade no drible e em cruzar, merece um lugar pelo lado do campo, com Bernardo Silva à direita, e Cristiano por dentro.

TÁTICA – Portugal no 4-4-2, quase um 4-3-3 com Quaresma mais avançado; Irã no 4-1-4-1, quando não se defende no 5-4-1 quando o volante se afunda entre os zagueiros.

NOTAS DO JOGO –  PORTUGAL 6 X 6 IRà –  JOGO NOTA 7

BOTA-TEIMA – 5min do segundo tempo. Cristiano Ronaldo se atirou sobre o zagueiro em lance parecido com o pênalti marcado contra a Espanha. Árbitro nada marcou. Só foi anotar o pênalti que eu não marcaria com a ajuda do VAR.

Cristiano briga com marcador. VAR acionado por braçada de CR7. Árbitro acerta ao dar apenas amarelo para ele.

45min do segundo tempo. Bolada no braço do zagueiro português vira pênalti de VAR. Não marcaria.

O CHUTE INICIAL – PORTUGAL 1 X 0 (palpite do bolão)

NO FRIGIR DAS BOLAS  – Irã é daqueles times pavorosos de enfrentar, não necessariamente gostosos de ver, mas muito bacanas de torcerr. Defender também é uma arte para um time muito em treinado há 7 anos por Carlos Queiroz. Portugal mais fez gols do que jogou bem contra a Espanha, foi dominado na vitória contra Marrocos, e quase levou a virada do Irã. Jogando assim não vai longe. Mas foi assim, aos trancos e tamancos, que ganhou a Euro-16.

Veja a análise do jogo de Gustavo Roman

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Não Irão, mas foram gigantes. Portugal 1 x 1 Irã - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade

Sobre o Autor

Mauro Beting é comentarista do Esporte Interativo e da rádio Jovem Pan, blogueiro do UOL, comentarista do videogame PES desde 2010. Escreveu 17 livros, e dirigiu três documentários para cinema e TV. Curador do Museu da Seleção Brasileira, um dos curadores do Museu Pelé. Trabalhou nos jornais Folha da Tarde, Agora S.Paulo e Lance!, nas rádios Gazeta, Trianon e Bandeirantes, nas TVs Gazeta, Sportv, Band, PSN, Cultura, Record, Bandsports, Foxsports, nos portais PSN, Americaonline e Yahoo!, e colaborou nas revistas Placar, Trivela e Fut! Lance. Está na imprensa esportiva há 28 anos por ser torcedor há 52. Torce por um jornalismo sério, mas corneta o jornalista que se leva muito a sério

Sobre o Blog

O blog fala, vê, ouve, conta, canta, comenta, corneta, critica, sorri, chora, come, bebe, sofre, sua e vive o nosso futebol. Quem vive de passado é quem tem história para contar. Ele tem a pretensão de dar reload no que ouvi e li e vi e fazer a tabelinha entre passado e presente para dar um toque no futuro.

Mais Posts