Topo

A volta do que só foi. Zidane no Real Madrid.

Mauro Beting

11/03/2019 18h07

Poucos no mundo jogaram como Zidane. Nenhum foi mais elegante que Zinedine em campo. Ninguém perdeu a cabeça numa final de Copa que foi final de carreira como Zizou em 2006.

Só ele ganhou três Champions, dois Mundiais (que seriam três se ele tivesse permanecido depois da Copa na Rússia), mais uma Liga espanhola e mais três canecos com ele começando a carreira de treinador no meio de uma temporada.

Só esse mito madridista e mundial para já agora voltar ao clube que não se acertou desde quando acertou com Lopetegui, teve na passada a pior semana da história do clube com oito gols sofridos em três jogos eliminatórios seguidos em casa para Barça e Ajax (que custaram o afastamento de Solari).

Compreensível queda para o tamanho do Madrid. Como era de se esperar o tri da Europa e do mundo se perder sem o comandante e sem o maior artilheiro, maior assistente e maior vencedor da Era Champions League.

Se ZZ pudesse trazer CR7 de volta, régua e panos passados. Mas ele não o terá de volta. E, agora, terá a chance de fazer a renovação necessária e esperada desde o monumental tri de 2018 em Kiev.

Zidane também saiu porque Cristiano se converteu a Juve. Também porque naquele momento não conseguiria tirar mais daquele elenco farto de fortuna.

Agora, com carta da cor da camisa, e verdinhas pra torrar em Neymar e quem mais quiser, depois do período sabático, Zidane pode reestruturar um processo doloroso. Mas necessário.

E, de velho: mesmo se Cristiano seguisse em Madri, talvez ainda o ótimo Ajax tivesse se classificado na Champions. Se Zidane também estivesse no banco com todo o crédito do mundo que é do Madrid, capaz de os resultados ruins persistissem.

Normal: ser campeão da Europa é pra raros. Ser bicampeão, desde 1990 não se via. Tri? Desde o próprio Madrid de 1958, além dos tris do Bayern de 1976 e do Ajax de 1973

Seria muito difícil seguir assim. Até pelo nível dos rivais. Mas não era pra ser tão ruim como foi. Também por isso era o caso de ligar pro Zizou.

Vai que ele de novo. E ele ainda é jovem pra novamente. E o Madrid, também.

Se sou o Madrid, assino embaixo tudo que ele quer.

Se eu fosse ele, ainda que com ressalvas, faria o mesmo.

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

A volta do que só foi. Zidane no Real Madrid. - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade

Sobre o Autor

Mauro Beting é comentarista do Esporte Interativo e da rádio Jovem Pan, blogueiro do UOL, comentarista do videogame PES desde 2010. Escreveu 17 livros, e dirigiu três documentários para cinema e TV. Curador do Museu da Seleção Brasileira, um dos curadores do Museu Pelé. Trabalhou nos jornais Folha da Tarde, Agora S.Paulo e Lance!, nas rádios Gazeta, Trianon e Bandeirantes, nas TVs Gazeta, Sportv, Band, PSN, Cultura, Record, Bandsports, Foxsports, nos portais PSN, Americaonline e Yahoo!, e colaborou nas revistas Placar, Trivela e Fut! Lance. Está na imprensa esportiva há 28 anos por ser torcedor há 52. Torce por um jornalismo sério, mas corneta o jornalista que se leva muito a sério

Sobre o Blog

O blog fala, vê, ouve, conta, canta, comenta, corneta, critica, sorri, chora, come, bebe, sofre, sua e vive o nosso futebol. Quem vive de passado é quem tem história para contar. Ele tem a pretensão de dar reload no que ouvi e li e vi e fazer a tabelinha entre passado e presente para dar um toque no futuro.

Mais Posts