Topo

Quem disse que o VAR acabaria com as discussões? Palmeiras 2 x 2 Bahia.

Mauro Beting

11/08/2019 19h55

O VAR é uma aula de física. Leva muito tempo para os mortais seguirem sem entender nada a respeito. É importante. Essencial. Elucida muitas coisas. Outras, quanto mais se explica, menos se entende.

Eu estava no gramado atrás da meta de Weverton, na transmissão da TNT, quando era claro de ver – até de ouvir – o braço na bola de Diogo Barbosa. Não precisava levar o longo tempo que passaram árbitro e VAR até Gilberto empatar o jogo que era ótimo do Palmeiras, não mais do que razoável do desfalcado Bahia. Não precisava ter levado uma era glacial – como também levou para validar os gols claros do Palmeiras. Mais o primeiro que o segundo. Ambos de Dudu, em ótima jornada. Tão boa quanto as estreias de Luiz Adriano e Vítor Hugo, no melhor tempo alviverde depois da Copa América.

Jogo que era do Palmeiras até o desatino de Felipe Melo que selou o destino da partida, no final da primeira etapa. Ele é marcado pelo apito porque ele criou essa marcação. É o 56º jogador mais faltoso do BR-19. Não é muito. Até a bola rolar, era um amarelo a cada duas faltas. O mais amarelado do campeonato. Muitos deles por indisciplina. Outros por faltas duras como a expulsão tola. Outros pelo combo que ele criou.

O que trouxe o Bahia pra cima do Palmeiras. Mas não tanto. O jogo estava administrado pelo time de Felipão mesmo com a tardia entrada de Eric Ramires no Bahia. Quando Artur Cayke furou, Luan o atingiu, e a bola saiu em escanteio. Atrás da meta fiquei em dúvida. Pela TV, tem como discutir bastante. Não é lance óbvio e claro como fala o protocolo do VAR.

Sem a tecnologia, dificilmente seria marcado o pênalti. Mas tem como fazer o que demorou demais o árbitro. Dar o pênalti que Gilberto de novo empatou.

Levando pela demora a partida para além dos 55 minutos. Muito tempo para nem assim dirimir questões. A regra do jogo é interpretativa. Toda ela é respeitável. Estamos ainda em fase de ajustes e aprendizado.

O problema maior é que gente mais experiente tem bobeado em lances capitais. Sem a discussão do segundo pênalti no Allianz Parque.

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Quem disse que o VAR acabaria com as discussões? Palmeiras 2 x 2 Bahia. - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade

Sobre o Autor

Mauro Beting é comentarista do Esporte Interativo e da rádio Jovem Pan, blogueiro do UOL, comentarista do videogame PES desde 2010. Escreveu 17 livros, e dirigiu três documentários para cinema e TV. Curador do Museu da Seleção Brasileira, um dos curadores do Museu Pelé. Trabalhou nos jornais Folha da Tarde, Agora S.Paulo e Lance!, nas rádios Gazeta, Trianon e Bandeirantes, nas TVs Gazeta, Sportv, Band, PSN, Cultura, Record, Bandsports, Foxsports, nos portais PSN, Americaonline e Yahoo!, e colaborou nas revistas Placar, Trivela e Fut! Lance. Está na imprensa esportiva há 28 anos por ser torcedor há 52. Torce por um jornalismo sério, mas corneta o jornalista que se leva muito a sério

Sobre o Blog

O blog fala, vê, ouve, conta, canta, comenta, corneta, critica, sorri, chora, come, bebe, sofre, sua e vive o nosso futebol. Quem vive de passado é quem tem história para contar. Ele tem a pretensão de dar reload no que ouvi e li e vi e fazer a tabelinha entre passado e presente para dar um toque no futuro.

Mais Posts