Topo

O ínfimo príncipe

Mauro Beting

29/10/2019 13h50

O essencial é invisível ao óleo.

Todo mundo gostaria de passar uma tarde com um príncipe…

Eu, de coração, nem como um príncipe eu gostaria. Sou contra a monarquia. Qualquer uma que não tenha Pelé, o único rei que admiro. Nem o Rei da Empada eu gosto. Sultão do Quibe. Grão-vizir das Esquadrias de Alumínio. Emir da Porra Toda. Dessas realezas todas ainda prefiro a realidade nua e crua. Mais nua e ao ponto pro bem passado.

Não sei foi a educação que tivemos (ou mal tivemos) que nos faz gostar de monarcas da carochinha. Rei Leão é legal. Mas quem se acha leão não é mesmo legal. Até porque se acha e, por tabela, se perde. Vê o resto como hienas ameaçadoras. Ainda que algumas mais sorriem do que rosnem. São hienas, afinal. Não bichos escrotos como aqueles que veem ameaça em tudo.

Enfim, nunca quis ser um príncipe. Não gosto de monarquia. Poder absoluto. Falta de democracia. Apartheid por gênero. Intolerância religiosa. Assassinato de opositores. Algo que principies de anedotas fazem. Ou absolutistas da hora deixam fazer nas terras planas do quem manda sou eu. Obedece quem não tem juízo. Piada de péssimo desgosto.

Não sou mulher para saber o que elas querem. Mas se eu tivesse algum poder, por mandato ou absoluto, não falaria e nem faria um monte de coisa. Para não ser preso ou para prender.

Mas mais do que ter poder que é conferido ou confiscado, o principal para qualquer cidadão é ter pudor.

Algo que não parecemos ter à minha esquerda e à sua direita.

Viva o Rei Pelé do futebol plebeu.

Abaixo a Monarquia das tropas das elites.

O mundinho do futebol só quer a realidade, não a realeza.

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

O ínfimo príncipe - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade

Sobre o Autor

Mauro Beting é comentarista do Esporte Interativo e da rádio Jovem Pan, blogueiro do UOL, comentarista do videogame PES desde 2010. Escreveu 17 livros, e dirigiu três documentários para cinema e TV. Curador do Museu da Seleção Brasileira, um dos curadores do Museu Pelé. Trabalhou nos jornais Folha da Tarde, Agora S.Paulo e Lance!, nas rádios Gazeta, Trianon e Bandeirantes, nas TVs Gazeta, Sportv, Band, PSN, Cultura, Record, Bandsports, Foxsports, nos portais PSN, Americaonline e Yahoo!, e colaborou nas revistas Placar, Trivela e Fut! Lance. Está na imprensa esportiva há 28 anos por ser torcedor há 52. Torce por um jornalismo sério, mas corneta o jornalista que se leva muito a sério

Sobre o Blog

O blog fala, vê, ouve, conta, canta, comenta, corneta, critica, sorri, chora, come, bebe, sofre, sua e vive o nosso futebol. Quem vive de passado é quem tem história para contar. Ele tem a pretensão de dar reload no que ouvi e li e vi e fazer a tabelinha entre passado e presente para dar um toque no futuro.

Mais Posts