Topo

Blog do Mauro Beting

Memes e mimimis - Flamengo X Vasco

Mauro Beting

31/03/2016 14h00

Eu sou um cara com ótimo humor, mesmo palmeirense. Não sou engraçado, mas acho graça até no João Kleber. Nas coisas mais 3 Patetas, nas mais Monty Phython. Não acho que o copo está meio cheio. Bebo o Dolly que for e Veuve Clicquot é o sabor. 

Adoro zoar e ser zoado. Amo o humor autodepreciativo. Quem se leva muito a sério é sempre risível. Sacanagem se faz com muita gente, por definição. Provoco e sou provocado por família, amigos e colegas. No futebol, mais ainda. Mas só com quem conheço. E dentro de limites. E, sobretudo, tabus. 

Adoro memes. Odeio mimimis. Mas há limimimites. Sobretudo quando se é "responsável" por uma mídia social de um clube. 
  

Adorei os memes de Vasco e Flamengo que estão na foto. A provocação. A resposta. De bom nível. Inteligente. Engraçada. Mas perigosa em se tratando da palavra oficial do clube. 

Espetacular para o grupo de WhatsApp. Explosiva em dias intolerantes. 

Por nada, por nada de motivo, ou nada de futebol, resultado, organização, vontade, esforço, já se invade CT. Esganeia craque. Engana PM, PF, FPF, a PQP. 

Qualquer coisa é estopim nesse barril de pólvora do povo em polvorosa. Celebração de gol zoada virou ofensa. Deve ser evitada. Tuitada virou crime. Pode ser apagada. Meme pode mandar a mãe pra aquele lugar. E outras tantas chorarem os filhos machucados ou mesmo mortos também pela piada extrapolada. 

O futebol fica mais chato sem zoeira. Concordo. Mas melhor um futebol sem graça que uma vida desgraçada. 

As tuitadas do Vasco e do Flamengo devem, repito, DEVEM ser feitas por torcedores, humoristas, quem de direito. Quem do dever de representar a instituição NÃO PODE gerar mais motivo de intolerância, virulência, violência. Ainda mais nestes dias de talibans que distorcem por política o que é de polícia. Patrulheiros que não voltam e não votam atrás. Partidários que torcem por legendas golpeando a democracia, a legalidade, a legitimidade. Dentro e fora do desgoverno eleito e da oposição menos confiável que o PMDB. 

É básico. Se até o clube zoa, por que não posso zoar e fazer a maior zona saindo no braço, no tapa, na desinteligência?

Assim como o torcedor não pode administrar o clube (e nem invadi-lo, ameaçá-lo), o clube não pode ser torcedor para fazer zoeira mil graus e zero de equilíbrio e espírito esportivo. 

Deixa o humor para Duvivier, Porchat e Adnet. Para a torcida organizada, remunerada ou gratuita.  

Os responsáveis precisam ser mais responsáveis. 

 

Sobre o Autor

Mauro Beting é comentarista do Esporte Interativo e da rádio Jovem Pan, blogueiro do UOL, comentarista do videogame PES desde 2010. Escreveu 17 livros, e dirigiu três documentários para cinema e TV. Curador do Museu da Seleção Brasileira, um dos curadores do Museu Pelé. Trabalhou nos jornais Folha da Tarde, Agora S.Paulo e Lance!, nas rádios Gazeta, Trianon e Bandeirantes, nas TVs Gazeta, Sportv, Band, PSN, Cultura, Record, Bandsports, Foxsports, nos portais PSN, Americaonline e Yahoo!, e colaborou nas revistas Placar, Trivela e Fut! Lance. Está na imprensa esportiva há 28 anos por ser torcedor há 52. Torce por um jornalismo sério, mas corneta o jornalista que se leva muito a sério

Sobre o Blog

O blog fala, vê, ouve, conta, canta, comenta, corneta, critica, sorri, chora, come, bebe, sofre, sua e vive o nosso futebol. Quem vive de passado é quem tem história para contar. Ele tem a pretensão de dar reload no que ouvi e li e vi e fazer a tabelinha entre passado e presente para dar um toque no futuro.

Blog do Mauro Beting