Topo

Blog do Mauro Beting

Black Friday: quem eu compraria para os grandes do BR-16

Mauro Beting

20/05/2016 13h40

 

black friday

POR MILTON TRAJANO

 

 

PAUTA DO CHEFE – Mauro, qual a posição mais carente dos 11 grandes na Série A para ir às compras? Se você o fosse presidente, qual seria a contratação que você faria?

 

ATLÉTICO MINEIRO – Para não escrever um treinador, e ficar apenas dentro de campo, pensaria em uma opção para o comando de ataque. Não para disputar posição com Pratto. Mas para ser opção mesmo. O elenco atleticano é muito qualificado. E se o argentino sair, vai precisar ainda mais de um atacante como ele.

BOTAFOGO – O mais limitado dos elencos entre os 11 grandes da Série A. Com menos time que o Vasco, que vai passar e passear pela Série B. Se posso apenas uma contratação, pensaria em trazer um zagueiro. Ataque se vira. Meio-campo precisa de reforços. Mas o miolo de zaga me parece mais prioritário.

CORINTHIANS – André não tem sido aquele – desde 2010. Luciano ainda não teve a sequência interrompida pela operação, em 2015. Falta um nove que faça os gols de Love no returno do ano passado, e corra e marque como aquele Vagner Love. Guilherme poderia ser adaptado à frente, mudando a característica do time. Mas eu procuraria um 9.

CRUZEIRO – Outro que sonha com um 9. Douglas Coutinho e Hugo Ragelli têm potencial, mas são jovens, Riascos? Não sei. Rafael Silva, como William e Judivan são atacantes de lado de área. Falta um cara com essa característica. Pode até nem chegar para ser titular, mas é um cara que não tem nesse elenco de Bento. E, pelo lido até agora, não só ele.

FLAMENGO – Um zagueiro. Ou dois. Já era assim antes de voltar Juan. Antes de Muricy, Oswaldo… Claro que não é só o sistema defensivo que tem atazanado demais o desempenho do time. Quase todos na Gávea estão devendo, inclusive Muricy, para não dizer a direção de futebol. Mas um zagueiro é prioritário. Desde 2014.

FLUMINENSE – Um lateral-direito Do meio pra frente, tem ótimas opções. Atrás, no miolo de zaga, há como discutir o que Levir Culpi pode escalar. Eu apostaria em um lateral. Se possível, um para cada lado. Mas ficaria com um lateral-direito para comprar. Outra posição muito carente no futebol brasileiro.

GRÊMIO – Zagueiro. Ponto final. Desde a saída de Erazo, não poderia ser Kadu, não mesmo, e poderia ser Fred. Mas ainda falta um companheiro à altura de Geromel, pelo lado esquerdo, e que supra a ausência de uma marcação melhor pelos lados e a inesperada deficiência dos volantes tricolores.

INTERNACIONAL – Argel tem feito um time bastante compacto e, por tabela, competitivo. Logo, o sistema defensivo tem se virado muito bem. Danilo Fernandes é ótima opção a Alisson. A molecada é promissora. Mas ainda falta uma referência de artilheiro como opção. Não precisa nem mesmo chegar para ser titular.

PALMEIRAS – Lateral-esquerdo. Egídio melhorou muito. Fabrício pode ser opção mais para a frente, assim como Zé Roberto. Mas um lateral é a prioridade em um elenco muito bom. O melhor do Verdão que há anos não chegava tão forte a um campeonato nacional. Nem mesmo centroavante Cuca está precisando tanto.

SANTOS – Um centroavante como opção a Ricardo Oliveira. Mas é outro elenco muito bom e equilibrado e muito bem distribuído. Como existe a chance de perder gente do meio pra frente, inclusive na frente, seria necessário já ter uma reposição de nível. Zagueiro também seria uma opção de compra.

SÃO PAULO – Lateral-direito. Ytalo chega para ser opção na provável saída de Calleri. Alan Kardec reassumiria o comando de ataque. A lateral tem menos opções confiáveis que outras posições de um elenco limitado como tantos – e ainda assim semifinalista de Libertadores. Também por Pratto perder a chance que Bruno bobeou ao meter a mão na bola.

 

 

 

Sobre o Autor

Mauro Beting é comentarista do Esporte Interativo e da rádio Jovem Pan, blogueiro do UOL, comentarista do videogame PES desde 2010. Escreveu 17 livros, e dirigiu três documentários para cinema e TV. Curador do Museu da Seleção Brasileira, um dos curadores do Museu Pelé. Trabalhou nos jornais Folha da Tarde, Agora S.Paulo e Lance!, nas rádios Gazeta, Trianon e Bandeirantes, nas TVs Gazeta, Sportv, Band, PSN, Cultura, Record, Bandsports, Foxsports, nos portais PSN, Americaonline e Yahoo!, e colaborou nas revistas Placar, Trivela e Fut! Lance. Está na imprensa esportiva há 28 anos por ser torcedor há 52. Torce por um jornalismo sério, mas corneta o jornalista que se leva muito a sério

Sobre o Blog

O blog fala, vê, ouve, conta, canta, comenta, corneta, critica, sorri, chora, come, bebe, sofre, sua e vive o nosso futebol. Quem vive de passado é quem tem história para contar. Ele tem a pretensão de dar reload no que ouvi e li e vi e fazer a tabelinha entre passado e presente para dar um toque no futuro.

Blog do Mauro Beting