Topo

Blog do Mauro Beting

Renato 300, Santos 2 X 1 Coritiba

Mauro Beting

23/05/2016 12h12

Renato, 300 jogos pelo Santos

Há 21 anos comentei pelo Sportv a estreia de um meia-direita de apenas 16 anos, no Guarani. Renatinho. Comentei que, 20 anos antes, outro meia-direita bugrino de mesmo nome começava a brilhar. Renato. Meia que seria reserva de Zico, em 1982. Mais ofensivo e goleador, Renato ganhou epíteto mais ofensivo e maldoso. Renato Pé-Murcho.

Como eu queria hoje um pé "flácido" como aquele. Renato jogou muito. Como aquele Renatinho desde 1995. Ainda mais quando virou Santos. E Renato desde a Vila Belmiro. E mais ainda quando se tornou segundo volante. E campeão do Brasil em 2002. Fazendo gol na primeira decisão. Fazendo a partir de então carreira campeã na Vila, no Sevilla, Seleção, Botafogo e, de volta a Santos, elixir depois do exílio.

Ainda leal na marcação, eficiente no passe, Renato chegou a 300 jogos pelo Santos na virada contra o Coritiba. Gol consagrado depois de sete minutos de acréscimo. Gol de cabeça de Renato.

Melhor: gol de alma. Minutos ele passou arrastando a perna com cãibras. Só permaneceu em campo para não deixar a equipe desfalcada. Só foi para a área concluir a ótima jogada de Victor Ferraz por amor ao que faz. Só fez o gol por ter algo além na cabeça e no coração.

Renato é exemplo de atleta e de jogador. Mais que tudo, de pessoa. Feliz o Santos  por escalar um guerreiro espartano 300 vezes. Felicíssimo o torcedor por ter um Renato Coração-Cheio ao menos uma vez suando e usando a camiseta sangrada e sagrada.

Se outros remunerados espertinhos até mais dotados tecnicamente tivessem o ardor e o amor  amador de Renato, amigos, o futebol teria mais histórias bacanas como a dele. Há 21 anos jogando como garoto. Correndo como guri. Mantendo a chama acesa de quem faz o que gosta.

Renato é mais um cara que eu gostaria de ser quando eu crescer.

O gol de Renato no primeiro jogo decisivo dp BR-02

Sobre o Autor

Mauro Beting é comentarista do Esporte Interativo e da rádio Jovem Pan, blogueiro do UOL, comentarista do videogame PES desde 2010. Escreveu 17 livros, e dirigiu três documentários para cinema e TV. Curador do Museu da Seleção Brasileira, um dos curadores do Museu Pelé. Trabalhou nos jornais Folha da Tarde, Agora S.Paulo e Lance!, nas rádios Gazeta, Trianon e Bandeirantes, nas TVs Gazeta, Sportv, Band, PSN, Cultura, Record, Bandsports, Foxsports, nos portais PSN, Americaonline e Yahoo!, e colaborou nas revistas Placar, Trivela e Fut! Lance. Está na imprensa esportiva há 28 anos por ser torcedor há 52. Torce por um jornalismo sério, mas corneta o jornalista que se leva muito a sério

Sobre o Blog

O blog fala, vê, ouve, conta, canta, comenta, corneta, critica, sorri, chora, come, bebe, sofre, sua e vive o nosso futebol. Quem vive de passado é quem tem história para contar. Ele tem a pretensão de dar reload no que ouvi e li e vi e fazer a tabelinha entre passado e presente para dar um toque no futuro.

Blog do Mauro Beting