Topo

Blog do Mauro Beting

A correnteza que não levou Isaquias. A canoa virou.

Mauro Beting

18/08/2016 11h04

21.183 pessoas moram em Ubaitaba, perto de Itabuna, na Bahia. Há 8 anos, eram, digamos, 21.184. Quando um menino de 14 anos deixou a cidade para tentar fazer a vida em São Paulo. Ele tentara jogar bola, mas não muito. Gostava de esporte. Por meio de um programa estatal chamado Segundo Tempo, em fevereiro de 2005, ele foi para a canoa, com 11 anos. 

Remou, remou e foi treinar no CA Paulistano. Largou família e amigos.  Não voltou mais para a Bahia. A mãe continuou no pé. Não atrasa. Vai pro treino. Vale a pena. 

Ele conheceu um mundo que jamais imaginaria. Moscou. Duisburg. Cingapura. Toronto. Londres. Foi a uma Olimpíada em 2012. Mas para ver como era. Para saber como faria. Como está fazendo para ganhar uma prata e um bronze. E contando. 

Ele não sabe o que faria sem a canoa. Mas imagina que não seria muita coisa boa. 

Ele diz que precisa estar meio nervoso para competir bem. Sem nervosismo, não vai. Ele não ganha. Não consegue o que jamais sonhou. Mas que pretende ser a vida dele. Mais tempo na água que na terra firme onde deseja ser professor. Treinador. E remar a favor da canoagem. 

Esse é o "Isaías". 
– Não é Isaías. É Ezequiel.
– É os dois. Isaquias Queiroz. 

Ouvi em Copacabana de um torcedor explicando a outro e sendo corrigido por um terceiro a respeito do maior atleta brasileiro da canoagem. Um talento ali perto de Itacaré e Maraú que talvez estivesse por lá ainda hoje não fosse um projeto que incentiva pessoas a remarem contra a maré. 

Governo precisa entrar em campo para fomentar o esporte. Mas desde a base. Não só pegando atleta feito. Não só pensando em medalha. É ampliando oportunidade a longo prazo. É planejando um futuro melhor, com mais saúde, educação e lazer. Com mais esporte. 

Sobre o Autor

Mauro Beting é comentarista do Esporte Interativo e da rádio Jovem Pan, blogueiro do UOL, comentarista do videogame PES desde 2010. Escreveu 17 livros, e dirigiu três documentários para cinema e TV. Curador do Museu da Seleção Brasileira, um dos curadores do Museu Pelé. Trabalhou nos jornais Folha da Tarde, Agora S.Paulo e Lance!, nas rádios Gazeta, Trianon e Bandeirantes, nas TVs Gazeta, Sportv, Band, PSN, Cultura, Record, Bandsports, Foxsports, nos portais PSN, Americaonline e Yahoo!, e colaborou nas revistas Placar, Trivela e Fut! Lance. Está na imprensa esportiva há 28 anos por ser torcedor há 52. Torce por um jornalismo sério, mas corneta o jornalista que se leva muito a sério

Sobre o Blog

O blog fala, vê, ouve, conta, canta, comenta, corneta, critica, sorri, chora, come, bebe, sofre, sua e vive o nosso futebol. Quem vive de passado é quem tem história para contar. Ele tem a pretensão de dar reload no que ouvi e li e vi e fazer a tabelinha entre passado e presente para dar um toque no futuro.

Blog do Mauro Beting