Topo

Blog do Mauro Beting

Tite convoca parte 1. Equador e Colômbia. 

Mauro Beting

22/08/2016 12h49

GOLEIROS:

Alisson estaria na minha lista. 

Marcelo Grohe também. 

Weverton, não. Meu goleiro seria Diego Alves. E titular. O que não tira os méritos do goleiro campeão olímpico. 

LATERAIS-DIREITOS:
Daniel Alves é meu titular absoluto. 

Fagner já merecia a primeira chance. 

LATERAIS-ESQUERDOS:

Marcelo é absoluto. 

Filipe Luís fica com a vaga pela experiência. Mas Douglas Santos e Alex Sandro estão se aquecendo na briga. 

ZAGUEIROS:

Miranda. Absoluto e capitão. 

Marquinhos. Sem o lesionado Thiago Silva é titular.

Gil. Vinha sendo chamado, Tite o conhece, e merece seguir. 

Rodrigo Caio. Geromel seria o meu convocado. Mas o são-paulino fez ótima Olimpíada, está entrosado com Marquinhos, e pode atuar como volante. Muito útil. 

VOLANTES:

Casemiro é titular. 

Rafael Carioca é ótimo nome. Mas preferia Walace, ainda que menos experiente. 

Renato Augusto. Excelente Olimpíada. Titular. 

Paulinho. Não o vejo jogar há mais de um ano. E não o vejo jogar bem desde que o via, até a Copa-14. Ainda preferia Elias. Mas Tite o conhece muito bem. Foi com ele a melhor fase, em 2012-13. 

MEIAS PELA DIREITA:

Willian. Titular absoluto 

Giuliano. Estava bem no Grêmio, e sabe rodar o ataque. Mas eu ainda preferia Robinho do Galo, pela experiência, técnica, fase e por saber jogar muitas vezes melhor na Seleção que no clube, além de aceitar numa ótima a reserva do Brasil. 

MEIAS CENTRAIS:

Lucas Lima – Apesar da fase irregular pelas lesões, joga fácil. Pode até ser titular. 

Philippe Coutinho – Potencial para ser titular, também roda bem o ataque. 

MEIAS PELA ESQUERDA:

Neymar. Embora no meu time jogaria rodando entre o centro de ataque e o lado esquerdo, revezando com Gabriel Jesus. 

Taison – Foi muito bem com Tite em 2009. Cresceu nas últimas temporadas na Ucrânia. Mas eu não teria levado. E imagino que só foi convocado pela lesão do absoluto Douglas Costa. Eu chamaria Ricardo Oliveira como mais uma opção de área, em ótima fase, experiente e cascudo. Embora, pensando bem, Luan…

ATACANTES:

Gabriel Jesus. Está na hora de ser testado na principal. 

Gabriel. Precisa de mais chances na principal, e, como o xará, faz várias funções. 

Enfim, é boa e diria surpreendente a lista de Tite. Eu trocaria seis nomes, o que está dentro da média de qualquer treinador e cornetarista. 

Gostei ainda mais das explicações do treinador sobre o tema e o fundamental que nem todo técnico de Seleção adota: com quase nenhum tempo de treino, ele pretende conversar muito com os atletas. Tentando deixá-los mais em casa, mais próximos daquilo que fazem e gostam em seus clubes. 

O meu time titular seria Diego Alves; Daniel Alves, Marquinhos, Miranda e Marcelo; Casemiro; Willian, Elias, Renato Augusto e Neymar; Gabriel Jesus. 

O que deve ser o de Tite: Alisson; Daniel Alves, Gil, Miranda e Marcelo; Casemiro, Willian, Paulinho, Renato Augusto e Gabriel Jesus; Neymar. 

O posicionamento de Neymar e Gabriel deverá ser dinâmico. Com a bola, os dois vão se revezar. Sem a bola, GJ acompanha lateral rival. 

Sobre o Autor

Mauro Beting é comentarista do Esporte Interativo e da rádio Jovem Pan, blogueiro do UOL, comentarista do videogame PES desde 2010. Escreveu 17 livros, e dirigiu três documentários para cinema e TV. Curador do Museu da Seleção Brasileira, um dos curadores do Museu Pelé. Trabalhou nos jornais Folha da Tarde, Agora S.Paulo e Lance!, nas rádios Gazeta, Trianon e Bandeirantes, nas TVs Gazeta, Sportv, Band, PSN, Cultura, Record, Bandsports, Foxsports, nos portais PSN, Americaonline e Yahoo!, e colaborou nas revistas Placar, Trivela e Fut! Lance. Está na imprensa esportiva há 28 anos por ser torcedor há 52. Torce por um jornalismo sério, mas corneta o jornalista que se leva muito a sério

Sobre o Blog

O blog fala, vê, ouve, conta, canta, comenta, corneta, critica, sorri, chora, come, bebe, sofre, sua e vive o nosso futebol. Quem vive de passado é quem tem história para contar. Ele tem a pretensão de dar reload no que ouvi e li e vi e fazer a tabelinha entre passado e presente para dar um toque no futuro.

Blog do Mauro Beting